• Matéria: Matemática
  • Autor: LuanDN
  • Perguntado 4 anos atrás

Em abril de 2019 a tarifa de energia elétrica de Mato Grosso teve um reajuste de 11,29% e, em julho de 2020 o reajuste foi de 2,47%
A) Que porcentagem aproximada representa o total de acréscimos no valor pago pela energia elétrica de Mato Grosso nesse período
B) Supondo que uma pessoa pagava em média R$ 180,00 por mês de energia elétrica em Março de 2019, quanto ela está pagando após os acréscimos?

Respostas

respondido por: joaofuhr30
1

Resposta:

As contas de energia elétrica podem aumentar em até 2,47% após reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Mato Grosso. A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira (1°).

Em nota, a Energisa informou que o processo de reajuste tarifário anual é regulado pela Aneel e previsto no contrato de concessão da empresa. Depois de postergado por 90 dias, a pedido da concessionária em virtude da pandemia, a aplicação do aumento na tarifa entra em vigor nesta quarta-feira, conforme aprovado pela Agência.

“Os consumidores terão um reajuste médio de 2,47%, que está relacionado a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo indicador inflacionário usado no contrato de concessão da empresa (IGPM)”, explica.

Todos os anos as tarifas de energia elétrica são reajustadas ou revisadas e, em Mato Grosso, isso ocorre todo mês de abril, no entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, a medida estava suspensa até junho.

De acordo com o Diretor Regulador de Energia e Saneamento da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT), Wilber Norio Ohara, a partir deste mês, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores mato-grossenses que gerem empresas é de até +2,47%.

Segundo ele, no caso dos consumidores residenciais, o reajuste é menor, será de +1,50%.

Ao receberem a fatura, caso não entendam ou não concordem com os valores ou informações ali contidas, os consumidores podem entrar em contato com a própria Energisa para solicitar esclarecimentos ou registrar a reclamação.

Se após o contato com a distribuidora o consumidor não se sentir satisfeito, poderá entrar em contato com a ouvidoria da AGER/MT.

A AGER/MT desenvolve, por delegação da ANEEL, as atividades de fiscalização dos serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica no Estado de Mato Grosso, além da atividade de Ouvidoria Setorial e Mediação Administrativa.

Algumas atividades, como a definição de Normas e Homologação de tarifas continuam sendo realizadas de forma centralizada pela (ANEEL).

Explicação passo a passo:

ta na mao

Perguntas similares