A origem do termo exclusão social é localizada no ano de 1974, com a publicação do livro "Os excluídos: um em cada dez franceses" de René Lenoir. A obra não apresenta discussões teóricas acerca do termo e, além disso, o autor reflete acerca da noção de exclusão a partir de uma perspectiva subjetiva, sem pensar questões econômicas ou relacionadas à empregabilidade dos pobres da França. Enquanto conceito sociológico, exclusão social: *
1 ponto
a) É o processo por meio do qual os indivíduos pertencentes a determinados grupos são impedidos de acessar os bens e serviços que lhes possibilitam exercer plenamente os direitos que lhes são assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
b) Define-se como um problema social que está intimamente ligado a desigualdade social, motivada por processos históricos, econômicos e culturais.
c) Esse mecanismo de segregação está intimamente ligado com a estrutura social produzida pelo
Respostas
Resposta:
a) é o processo por meio do qual os indivíduos pertencentes a determinadas grupos são impedidos de acessar os bens e serviços que eles possibilitam exercer plenamente os direitos que lhe são assegurados pela declaração universal dos direitos humanos.
Explicação:
confia
A exclusão social é uma consequência da desigualdade socioeconômica presente em toda a sociedade brasileira (letra A).
O que é exclusão social?
O termo exclusão social é usado para mapear os extratos sociais que não possuem acesso a certos ambientes, bens de consumo e serviços. Nessa dimensão da realidade, vale destacar que a exclusão social impede a efetivação do direito à dignidade humana.
Sendo assim, podemos considerar que a exclusão social é um fenômeno bem comum em todos os cantos do Brasil.
Aprenda mais sobre o tema exclusão social em:
https://brainly.com.br/tarefa/4613208
Mantenha-se focado(a) em seus estudos!
#SPJ2