Pessoas em cadeiras de rodas tem a mobilidade reduzida. A NBR 9050/2015 determina algumas regras para que os ambientes possam receber esse grupo. Sobre o tema e de acordo com o desenho acima, podemos concluir que:
I - Design Universal e acessibilidade são conceitos muito próximos, podendo ser considerados sinônimos.
II - Projetos acessíveis devem prever áreas de circulação com largura mínima de 80 cm livre de obstáculos.
III - É considerado estado de independência do cadeirante quando ele consegue se locomover sozinho, porém as normas da NBR também prevêem o espaço de alguém empurrando a cadeira já que nem todos os cadeirantes podem ser completamente independentes ao se locomoverem.
IV - O termo “circulação” na NBR também se refere aos espaços livres entre os móveis para a passagem dos usuários.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV
II, III e IV
I e II
I e III
I, II e IV
Respostas
respondido por:
0
Resposta: II, III e IV
Explicação: O design Universal se distingue da acessibilidade por acrescentar o conceito de inclusão. A largura de 80 cm do módulo de referência da pessoa em cadeira de rodas é o parâmetro para a acessibilidade em áreas de circulação. O cadeirante pode ser independente e levar sua própria cadeira, porém tem alguns usuários que não tem essa capacidade tendo que ter alguém que o ajude na locomoção, esse ajudador deve ser previsto nas normas. O termo circulação serve tanto para os corredores delimitados por paredes, como para os espaços entre os móveis destinados ao fluxo de pessoas. Corretas: II, III e IV
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás