O voto é uma forma de ação e accountability política que os eleitores utilizam para interferir nos governos, aumentar o seu bem-estar e alterar os rumos da nação. Por isso, quando as eleições se aproximam, eles precisam de alguma informação, de preferência a um baixo custo, para tomarem as suas decisões com o mínimo de incerteza. Autores como Fiorina defendem que o tipo de informação mais confiável e barata seriam as avaliações que as pessoas fazem sobre as suas próprias condições de vida durante a última administração. Existe uma clara dimensão simbólica, ou interpretativa, das avaliações que os eleitores fazem das mudanças no seu bem-estar entre as eleições e que os políticos tentam, de todas as maneiras, influenciar. Eles sabem que, para permanecerem no poder, ou conquistá-lo, precisam convencer os seus eleitores de que um governo, sob sua administração, é ou seria o melhor dos mundos (TELLES, Helcimara; MUNDIM, Pedro. Comportamento eleitoral e comunicação política. In. TELLES, Helcimara; LAVAREDA, Antônio (Orgs.). Voto e estratégias de comunicação política na América Latina. Curitiba: Appris, 2015, p. 27). Com base neste trecho pode-se verificar a convergência entre a Comunicação e a Política, que cada vez mais fazem com que os governos se preocupem mais com:
a comunicação comunitária, aquela que fala a linguagem do povo, isso para propiciar uma participação de maior qualidade dos cidadãos.
a qualidade da política, em particular, na atuação honesta e democrática durante os mandatos.
a democratização dos bens e serviços sociais, pois quando estendido o acesso da saúde, geração de emprego e renda, os cidadãos percebem a sua situação melhorar.
a transparência das suas políticas, pois assim, os cidadãos podem conhecer melhor a atuação dos governantes e tomar uma melhor decisão no momento do voto.
o fazer política com base em palavras e imagens difundidas por meio dos canais de massa.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás