• Matéria: Saúde
  • Autor: fernandasoares8863
  • Perguntado 4 anos atrás

em que alimentos encontramos vitamina a e qual seu efeito no organismo

Respostas

respondido por: mv8117548
0

Resposta:

ABÓBORA

A abóbora, assim como grande parte dos vegetais de coloração amarela, alaranjada ou avermelhada, possui em sua composição uma poderosa combinação de carotenoides: substâncias que atuam como antioxidantes (reduzindo o risco de diversas doenças crônicas), fornecem grande proteção à pele e aos olhos (agindo contra os efeitos danosos dos raios ultravioletas), e estão associadas à redução do risco de doenças cardíacas e de diversos tipos de câncer. Os carotenoides não são produzidos pelo corpo humano, e são exclusivamente adquiridos por via alimentar – o que faz da abóbora uma ótima opção, graças à sua grande concentração destas substâncias.

BRÓCOLIS

O brócolis, bem como a grande maioria dos vegetais verde-escuros, funciona como um verdadeiro escudo alimentar no combate e prevenção de diversos tipos de câncer – especialmente de estômago, pulmão, cólon e reto. Isso porque estes vegetais são abundantes em compostos fitoquímicos, como o sulforafano e os indóis, que fornecem uma espécie de proteção às células sadias e inibem a multiplicação das células anômalas, impedindo o crescimento do tumor. Para desfrutar dos benefícios do brócolis, o consumo de meia xícara diária é o suficiente.

COUVE

Novamente entre as maravilhas dos vegetais verde-escuros, a couve é um verdadeiro remédio da natureza: repleta de minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes – é reconhecida fonte de potássio, cálcio, cobre, manganês e vitamina B6. Uma porção de 100 gramas de couve comporta toda a recomendação de consumo diário de vitamina A, C e K1. E o mais impressionante: toda essa densidade nutricional é acompanhada de um baixíssimo teor calórico. Não deixe de incorporar a couve na sua rotina alimentar.

ALHO

Além de acrescentar um gostinho especial para todo tipo de receita, o alho é um alimento rico e protetor do corpo humano. Possui alta eficácia no combate contra bactérias e fungos, funciona como controlador da pressão sanguínea, aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL) e ainda reduz os riscos de doenças cardiovasculares. E os benefícios não acabam por aí: o alho é uma excelente fonte de vitaminas C, B1 e B6, potássio, cálcio, cobre, selênio e manganês, e o seu ingrediente ativo – a alicina – é um antibiótico natural eficaz no tratamento do diabetes e da diarreia, que ainda atua na destruição de células cancerosas.

QUINOA

A quinoa é considerada um alimento de alta nutrição e deve ser presença obrigatória nos pratos dos vegetarianos e celíacos. Cada grão de quinoa é composto por uma combinação de 20 aminoácidos diferentes, que formam uma proteína completa e de boa absorção pelo corpo – sendo uma ótima fonte proteica para aqueles que não consomem carne. Também é boa fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura boa, vitamina A, B1, B6, C e E e minerais como fósforo, cálcio, cobre, cloro, magnésio e zinco. Para enriquecer suas refeições, consuma a quinoa junto com a salada.

NOZES

Dentre as oleaginosas, a noz se destaca por sua riqueza em proteínas, gorduras monoinsaturadas, diversas fibras e sais minerais como cálcio, magnésio e zinco. É fonte abundante de vitamina E: antioxidante natural de alta eficácia no combate aos radicais livres e ao desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer. O consumo diário de nozes é uma ótima forma de minimizar o risco de doenças cardiovasculares e ainda turbinar o sistema imunológico.

SALMÃO

O salmão é a opção de peixe mais saudável disponível para consumo. Isso porque este é o peixe com maior concentração de ômega-3 – elemento essencial para a regulação do metabolismo e do funcionamento do corpo. Logo, seu consumo está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como a uma maior disposição e qualidade de vida.

respondido por: daurivanes
0

ovos

fígado de boi

agrião

cenoura

couve

O estudo concluiu que os níveis de vitamina D estavam intimamente ligados à saúde intestinal. "Ficamos surpresos ao descobrir que a diversidade do microbioma -a variedade de tipos de bactérias no intestino de uma pessoa estava intimamente associada à vitamina D ativa, mas não à forma precursora", disse Kado.

coloca na resposta como uma das melhores respostas e se inicia e me siga

Perguntas similares