resumo dos principais sociólogos que escreveram sobre o Brasil.
Assim como os principais sociólogos brasileiros e suas principais ideias e livros.
do brasileira"
Respostas
Resposta:
Gilberto Freyre
Autor da importante obra Casa-Grande & Senzala, um dos livros mais influentes no estudo das humanidades do Brasil, o pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987) se formou no exterior.
O diplomata foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor, além de ser considerado um dos maiores sociólogos brasileiros do século XX, principalmente pelo debate sobre a formação sociocultural do país.
Freyre foi vencedor de diversos prêmios, entre eles o Machado de Assis e o Jabuti.
Antonio Candido
Além de sociólogo, Antonio Candido (1918-2017) foi um dos mais importantes críticos literários da história do Brasil.
O professor foi vencedor de importantes prêmios da língua portuguesa, como o Jabuti, o Machado de Assis e o Camões. Candido é autor de uma obra crítica extensa, respeitada nas principais universidades do país, tendo formado gerações de estudiosos da literatura e sociólogos no Brasil.
Uma das suas obras mais importantes é o livro Formação da literatura brasileira.
Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso (1931) é um dos sociólogos mais conhecidos e respeitados pelos brasileiros, principalmente por ter sido presidente do Brasil duas vezes.
Além de ex-presidente, FHC atuou também como senador e ministro da Fazenda e das Relações Exteriores. O sociólogo é professor e pesquisador na USP, além de já ter trabalhado em universidades de diversos países.
Sua obra acadêmica é ampla e conhecida, especialmente por suas teorias sobre o desenvolvimento econômico e social das nações.
Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro (1922-1997) nasceu em Minas Gerais e se formou em antropologia. Em sua carreira, o pensador defendeu principalmente a escola pública e se voltou também aos indígenas brasileiros, tendo produzido diversas obras sobre o desenvolvimento e história dos povos latino americanos.
Foi também ministro da Educação e realizou profundas reformas na educação, além de ter sido o responsável, delegado pelo presidente Juscelino Kubitschek, pelo planejamento da Universidade de Brasília.
Em 1992, o antropólogo foi eleito como membro da Academia Brasileira de Letras.
Explicação passo-a-passo:
matéria extra: Principal Sociólogo do Brasil.
ANTONIO CANDIDO
ANTONIO CANDIDO. Sociólogo formado pela USP, Antonio Candido foi um dos mais importantes críticos literários da história do Brasil, tendo sido vencedor de diversos dos mais importantes prêmios da língua portuguesa, como o Jabuti, o Machado de Assis e o Camões.