• Matéria: Biologia
  • Autor: jessicavianna63
  • Perguntado 4 anos atrás

2) Diamante e grafite são substâncias que, embora apresentem uma mesma composição, possuem características muito distintas. Pesquise e compare suas propriedades como: cor, dureza, brilho e raridade no meio natural. ​

Respostas

respondido por: giovannaluiza0405
1

Resposta:

Explicação:

Diamante:

A estrutura do diamante é constituída de átomos de carbono puro dispostos nos quatro vértices de um tetraedro e um único no seu centro. Devido a essa disposição geométrica, o diamante é bastante compacto, possui alta densidade (3,5g/cm3) e é a substância natural mais dura que se conhece. Além disso, é condutor térmico, bom isolante elétrico e dificilmente reage com outras substâncias.A característica que distingue o diamante dos demais cristais é sem dúvida o seu inigualável brilho e a capacidade de decompor a luz branca nas cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Grafite: é um mineral maleável, macio, metálico e de tonalidade cinza-escura, também chamado pelos cientistas de grafita, de chumbo negro ou de plumbagina. Na natureza, o grafite é encontrado em forma de cristais hexagonais em estrutura de camadas. Além disso, é o mineral formato somente por átomos de carbono. A grafita assim como o diamante, fulereno e grafeno, são variações alotrópicas do carbono. Alotrópicos são materiais que têm a mesma composição química, mas são diferentes.Ou seja, todos mantêm apenas átomos de carbono e o que vai diferenciar um do outro é a disposição desses átomos e a organização em sistemas cristalinos. O mineral apresenta uma rede fraca/frouxa em sua disposição dos átomos de carbonos, o que provoca a sua característica de material maleável.

Espero ter ajudado!!❤️ ,e grande mais vcs podem apenas pegar o mais importante!!!


jessicavianna63: muito obrigado
Perguntas similares