"A língua não é, como muitos acreditam, uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes. Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam no decorrer do tempo e o processo em si nunca para, ou seja, a mudança linguística é universal, contínua, gradual e dinâmica, embora apresente considerável regularidade" (COSTA, 1996, s.p.). Cite e descreva os aspectos em que a língua pode variar.
Respostas
Resposta:
A língua não é, como muitos acreditam, uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes. Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam no decorrer do tempo e o processo em si nunca pára. Ou seja, a mudança lingüística é universal, contínua, gradual e dinâmica, embora apresente considerável regularidade.
A crença em uma língua estática e imutável está ligada principalmente à normatividade da gramática tradicional, que remota à Grécia Antiga, numa época em que os estudiosos estavam interessados principalmente em explicar a linguagem usada nos textos dos autores clássicos e em preservar a língua grega da "corrupção" e do "mau uso". A língua escrita - especialmente a dos clássicos - era tão valorizada que era considerada mais pura, mais bonita e mais correta do que qualquer outro tipo de linguagem.
Os aspectos que podemos citar onde há a variação de língua se compreendem em níveis formais e informais, onde a necessidade poderá se fazer presente ou não, sendo algo que depende do contexto e do emissor.
Os momentos de variação da língua
A adequação linguística tem como uma das características principais a adaptação da língua portuguesa, podendo variar dependendo do momento, da situação ou da necessidade em que o locutor se encontra. É também conhecida como linguagem coloquial.
A mudança da língua é algo que se faz presente com muita regularidade, no nosso cotidiano.
Veja mais sobre a língua em
brainly.com.br/tarefa/25888372
#SPJ2