Respostas
Resposta:
Espiritismo
Explicação:
A cepa espírita, ou ramo da videira espírita, reproduzida em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, é uma representação gráfica da obra divina e tem sido usada normalmente como emblema do Espiritismo, embora absolutamente não constitua um símbolo sagrado. Esta arte tem origem mediúnica, indicado especialmente para compor o referido livro.
Bem como a própria comunicação explica, o desenho é uma representação gráfica do trabalho de Deus — ou seja, a Criação. Embora pareça ilustrar especificamente a criação dos Espíritos (os seres inteligentes, indivíduos, pessoas), não deixa de representar também o princípio material (da qual se originam os corpos físicos, substâncias, planetas etc.), ao se referir ao "corpo", assim como o termo "espírito" pode representar o princípio espiritual (do qual se originam as individualidades, ou seja, os Espíritos).
O galho da videira (que dá sustentação aos frutos) significa a forma física, quer dizer, o corpo humano, pois é esse envoltório físico que possibilita a manifestação do Espírito no mundo material. O licor da uva (a essência, o líquido que contém o sabor) significa o Espírito, pois este é a própria essência do Ser, a consciência, o indivíduo. O bago, ou seja, a uva, a parte carnosa que contém o licor, é a representação da alma (Espírito encarnado), da ligação entre o Espírito e o organismo físico, intermediada pelo perispírito.