"É evidente que o colaborador motivado, que é reconhecido pelo seu líder, vai se sentir muito mais feliz e realizado em seu trabalho. A satisfação gera um estado positivo, resultando numa melhor produtividade, e é esse engajamento que as organizações buscam em seus colaboradores".
Respostas
Resposta:
Alternativa 4: 2, 3, 1, 4.
Explicação:
1. Hierarquia das necessidades
2. Teoria dos dois fatores
3. Teoria das expectativas
4. Teoria da equidade
( 2 ) Considera que os fatores higiênicos e os fatores motivacionais indicam duas categorias de necessidades do trabalhador, sendo que os primeiros devem ser atendidos para evitar a insatisfação, enquanto os segundos afetam a satisfação com o trabalho, como oportunidade de crescimento, responsabilidade e realização pessoal.
( 3 ) Considera a existência de três relações que explicam a intensidade da motivação e do esforço empregado por uma pessoa ao realizar uma tarefa: esforço-desempenho; desempenho-recompensa; recompensa-metas pessoais.
( 1 ) Organiza as necessidades humanas hierarquicamente em cinco categorias que obedecem a uma sequência, partindo das primárias e secundárias até chegar na autorrealização: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima, de autorrealização.
( 4 ) Considera que o trabalhador estabelece uma relação entre o que recebe pelo seu trabalho, o empenho que coloca em suas tarefas e a recompensa que recebe em troca, comparando com outros funcionários do mesmo nível hierárquico ou que desempenham tarefas similares.
1. Hierarquia das necessidades - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – ABRAHAM MASLOW
Maslow organizou as necessidades humanas hierarquicamente [...] Pág 137 e 138
2. Teoria dos dois fatores - TEORIA DOS DOIS FATORES – FREDERICK HERZBERG
[...]para Herzberg, dois tipos de fatores bastante diferentes indicavam duas categorias de necessidades do trabalhador, os fatores higiênicos e os fatores motivacionais (ROBBINS, 2009). Pág. 140
3. Teoria das expectativas - TEORIA DAS EXPECTATIVAS – VICTOR VROOM
Segundo a teoria da expectativa, existem três relações que existem que explicam a intensidade da motivação e do esforço empregado por uma pessoa ao realizar uma tarefa (MCSHANE; VON GLINOW, 2014):
■ Relação esforço-desempenho: refere-se à percepção pelo indivíduo da
quantidade de esforço que será necessária para alcançar certo desempenho.
■ Relação desempenho-recompensa: refere-se ao grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho trará a recompensa esperada.
■ Relação recompensa-metas pessoais: refere-se ao grau em que as recompensas proporcionadas satisfazem as metas pessoais ou necessidades do indivíduo. Pág. 142
4. Teoria da equidade - TEORIA DA EQUIDADE – J. STACY ADAMS
J. Stacy Adams elaborou a teoria da equidade tendo como premissa básica
“[...] a crença de que os colaboradores controlam o grau de equidade ou desigualdade em suas relações de trabalho, comparando seus próprios resultados com o de uma pessoa muito similar” (VECCHIO, 2008. p. 82).
Para a teoria da equidade, o trabalhador estabelece uma relação entre o que recebe pelo seu trabalho, o empenho que coloca em suas tarefas e a recompensa que recebe em troca, comparando também com outros funcionários que estejam no mesmo nível hierárquico ou que desempenhem tarefas similares. Pág. 143
Livro Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes