2- Qual o programa criado em 1970 pelo governo federal com o objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil em dez anos e foi extinto em 1985? (a) Programa de Alfabetização Solidária- PAS (b) Educação popular (c) Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (d) Conferência Internacional de Educação de Adultos - CONFINTEA
Respostas
Resposta:
A resposta correta é (c) Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL
Explicação:
Embora tenha sido criado durante o governo Costa e Silva, em 1967, foi apenas em 8 de setembro de 1970 que o Movimento Brasileiro de Alfabetização começou a deslanchar, com a assinatura, pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, do decreto-lei concedendo incentivos fiscais às empresas (até 2% de desconto no Imposto de Renda) que destinassem recursos aos programas de alfabetização e amparando escolas particulares que desejassem manter cursos gratuitos de alfabetização.
O governo divulgava que, em nove anos, 9 milhões de pessoas haviam sido alfabetizadas pelo Mobral, uma redução pela metade no número de analfabetos. Mas em setembro de 1984, no ocaso da ditadura militar, o presidente do Mobral, Cláudio Moreira, surpreendia ao dizer que desde 1970, quando existiam 19 milhões e não 16,3 milhões de analfabetos no país, o Mobral só conseguira alfabetizar 2 milhões. Segundo ele, o problema era mais grave porque, a cada ano, 600 mil brasileiros completavam 15 anos em absoluto analfabetismo. Afirmou que o governo demonstrava desde a criação do Mobral ter “uma visão equivocada de nossa realidade social", e que para uma pessoa carente era difícil provar a importância de saber ler e escrever.