Respostas
Podemos citar diversos fatores para o prioneirismo português, sendo os três principais:
. A posição geográfica favorável de Portugal: O país sempre teve um "legado histórico" de porta de entrada para o Oceano Atlântico, principalmente pelo Porto de Lisboa. Navegar até o Novo Mundo (América) e acessar as Índias (atuais regiões da Índia/China) pela rota africana fica bem mais fácil quando posicionado bem.
. Sua unificação precoce: Enquanto muitas regiões da Europa se apresentavam em estados de feudalismo (descentralização política dos países nas mãos de diversos monarcas diferentes, os senhores feudais), Portugal foi a primeira nação europeia a centralizar o poder político nas mãos do rei (absolutismo). Com uma nação unificada, as leis, os pesos e as medidas seguidos/utilizados pelas cidades também ficam, facilitando as relações de comércio e estimulando a exploração além-mar.
. Sua relativa paz interna: Enquanto várias nações da Europa guerreavam entre si (Guerra dos Cem Anos, entre Inglaterra e França; Guerra de Reconquista da Espanha), Portugal não teve que se preocupar com conflitos com outras nações, garantindo uma mente livre para se preocupar com outros negócios, como a exploração além-mar utilizando as grandes navegações.
Vale ressaltar que os conhecimentos náuticos portugueses também auxiliaram tal nação a fomentar seu pioneirismo, mas as "três grandes motivos" são os citados acima.