Uma mulher deu à luz o seu primeiro filho e, após o parto, os médicos testaram o sangue da criança para a determinação de seu grupo sanguíneo. O sangue da criança era do tipo O+. Imediatamente, a equipe médica aplicou na mãe uma solução contendo anticorpos anti-Rh, uma vez que ela tinha o tipo sanguíneo O-(NEGATIVO) . Qual a função dessa solução de anticorpos?
Respostas
Resposta:
Destruir as células sanguíneas do bebê
Explicação:
A função dos anticorpos presentes no soro administrado é atacar as células do bebê que possam ter caído na circulação materna durante o trabalho de parto. Com a destruição precoce dessas células, o organismo da mãe não tem tempo de gerar uma resposta imune contra o fator Rh, que poderia ser prejudicial numa gestação posterior de filho também Rh+.
Resposta:
A imunoglobulina anti-Rh é um anticorpo pronto, obtido a partir de sangue humano, que neutraliza o fator Rh. Esse anticorpo previne a eritroblastose fetal.
Explicação:
Eritroblastose fetal é uma anemia hemolítica fetal (ou neonatal, como eritroblastose neonatal) causada pela transmissão transplacentária de anticorpos maternos direcionados às hemácias fetais. O distúrbio costuma resultar de incompatibilidade entre os grupos sanguíneos materno e fetal. Isso acontece na segunda gravidez, caso ela não tome o soro contendo anticorpos anti Rh.
mais uma explicação:
A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido ou doença de Rhesus, é uma alteração que geralmente ocorre no bebê de uma segunda gestação, quando a grávida possui sangue Rh negativo e teve, na primeira gravidez, um bebê com sangue do tipo Rh positivo,