Trata-se de um estudo das condições materiais de produção e reprodução de riqueza, distribuição, circulação e consumo, das estruturas produtivas e do desenvolvimento, crises e transformação dos modos de produção.
1. A descrição refere-se a qual área das ciências humanas? *
1 ponto
a) Antropologia
b) Etnologia
c) Economia
d) Linguística
e) Psicologia
O momento histórico das disciplinas é o momento em que nasce uma arte do corpo humano, que visa não unicamente o aumento das suas habilidades, nem tampouco aprofundar sua sujeição, mas a formação de uma relação que no mesmo mecanismo o torna tanto mais obediente quanto é mais útil, e inversamente. Forma-se então uma política das coerções, que são um trabalho sobre o corpo, uma manipulação calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.
2. Na perspectiva de Michel Foucault, o processo mencionado resulta em *
1 ponto
a) declínio cultural.
b) segregação racial.
c) redução da hierarquia.
d) totalitarismo dos governos.
e) modelagem dos indivíduos.
Respostas
1. c) Economia
2. e) modelagem dos indivíduos.
ECONOMIA e MODELAGEM DOS INDIVÍDUOS.
As ciências econômicas são epistemologias humanas que dizem respeito à produção realizada pelos homens. A economia tem um papel imprescindível na sociedade e exerce influência às nações, países e continentes. Assim, ela tem como princípio a escassez, pois lida com riquezas finitas e estuda meios de como reduzir e/ ou inibir o dispêndio desnecessário dos recursos naturais.
Assim, a economia refere-se ao consumo, à quantidade de recursos disponíveis, produtos, mercados, riquezas e, principalmente, à escassez dos bens, mostrando, na prática, as razões da existência da desigualdade e da pobreza extrema na sociedade capitalista.
O texto de Michel Foucault refere-se ao à modelagem dos indivíduos, pois menciona as relações de poder fundamentas na coerção, na manipulação e no silêncio. Foucault relata que, para que esse processo seja efetivado, as vozes são caladas e existe, somente, a obediência. Não há democracia nem liberdade. O homem é oprimido e suas vontades, erradicadas.
Link: brainly.com.br/tarefa/27190129