Respostas
Resposta:
Ética é a análise das razões pelas quais devemos agir de certa maneira e não de outra. Há muitas teorias éticas, que diferem na maneira em como requerem que atuemos assim como nos argumentos que as sustentam. As teorias éticas mais amplamente aceitas estão resumidas abaixo.
Explicação:
Consequencialismo
As teorias consequencialistas declaram que há coisas, ações, estados de coisas, etc. que são boas, ou melhores que outras, e afirmam que devemos agir de maneira que essas coisas ocorram. De acordo com os pontos de vista consequencialistas, devemos agir de modo a ocasionar a melhor situação. Por exemplo, podemos pensar que o que é melhor é um mundo em que haja tanta felicidade e igualdade quanto possível. Então pensaríamos que a melhor maneira de agir é promovendo um mundo com mais felicidade e igualdade.
Deontologia
A deontologia alega que há certas ações que são proibidas e outras que são requeridas, não importa que consequências se sigam delas. Por exemplo, suponha que dizendo uma mentira nós pudéssemos assegurar que mais nenhuma mentira seria dita. De acordo com a deontologia, a primeira mentira ainda assim não deveria se dita, porque mentir é proibido.
Há diferentes formas de pontos de vista deontológicos. Algumas dizem respeito a ações que não devemos realizar. Algumas afirmam que não devemos matar, outras que não devemos mentir, outras que não devemos quebrar promessas, etc. Outras são sobre ações que devemos levar a cabo. Algumas defendem que devemos ajudar outros a ter uma vida melhor, que devemos nos empenhar em proteger outros do sofrimento, ou que devemos seguir regras de etiqueta, etc.
Ética das virtudes
A ética das virtudes afirma que o que mais importa não é o ato concreto que devemos ou não realizar, mas, antes, desenvolver o que consideramos um caráter moral bom ou virtuoso. Esses pontos de vista mantêm que a fim de saber como agir devemos perguntar-nos como alguém virtuoso agiria em vez de agir de acordo com o melhor resultado para a situação, ou considerar requerimentos ou proibições morais. Na prática, contudo, este ponto de vista pode prescrever as mesmas linhas de ação que as duas teorias anteriores.
Diferentes teorias éticas
De acordo com a ética utilitarista, os melhores resultados são aqueles em que a soma do bem-estar ou felicidade de cada indivíduo é maximizada. Em outras palavras, se o bem-estar positivo ou negativo de todos os indivíduos pudesse ser somado conjuntamente, esse total é o que deveria ser maximizado.
De acordo com as éticas igualitaristas, um resultado será melhor do que outro se a situação melhora para aqueles nas piores situações, mesmo se o total da soma do bem-estar ou felicidade não aumenta.