Respostas
Resposta:
Explicação:
1)
A pluralidade cultural é vista com bons olhos, desde que seja respeitada, pelo direito de ir e vir das pessoas. De manifestar seus gostos pessoais, musicais, arte, alimentação, entre outros.
É essencial para nosso aprendizado e diversidade de valores.
Mas deve ser respeitado, e não desenvolver injúrias ou desavenças, para que todos possam viver em paz e harmonia.
2)
Para países que adotam determinada religião ou costumes, algo externo aos seus valores pode não ser aceito. Por exemplo, de ter a vaca como sagrada, de seguir determinada religião, entre outros.
No Brasil, apesar de ser multicultural, ainda temos manifestações contrárias a determinados costumes ou opções, como de opção sexual, religião, partidária, entre outros, gerando perseguições e até mesmo gerando violência e morte.
Por exemplo, ainda há perseguição a homossexuais, nordestinos, negros, pobres, deficientes, mulheres, entre outros.
Temos em vigor muitas leis importantes e aplicação de multas e punições. Entretanto, temos muito a aprender e são necessários leis mais severas para que todos sejam respeitados com seus valores e direitos.
3)
A pandemia ceifou a vida de muitas pessoas.
Gerou a reflexão sobre o cuidado consigo mesmo e com o próximo. De ajudar os mais necessitados e fazer o bem ao próximo.
Acesso ao sistema de saúde de forma adequada. Nem todos podem usufruir de um sistema privado.
Que as pessoas sejam mais unidas pelo próximo, estendendo a mão a quem precise, segundo os ensinamentos bíblicos de Jesus.
4) A injustiça social, em razão do agravamento da pandemia e a situação das pessoas sem emprego e passando fome. A pobreza aumentou, gerando muito sofrimento com a ausência de políticas públicas adequadas.
Acesso inadequado ao saneamento básico, ausência de moradia, são alguns dos principais problemas.
5)
O país não é pobre. É rico de recursos e terras. Por ser capitalista, a riqueza está nas mãos de poucos.
Entretanto, as pessoas precisam de oportunidade, mas também devem ter dedicação e empenho para desenvolver suas habilidades e ter o sustento da sua família. Por isso, ter políticas públicas adequadas. Assim, teremos melhores oportunidades a todos, com formação e qualidade de vida.