foi principalmente a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que o pais passou por um significativo desenvolvimento industrial e maios diversificação do parque fabril, em razão do:
A-conflito na Europa, pois com isso houve a redução da entrada de mercadorias estrangeiras no Brasil.
B-pelo conflito com a Ásia por causa da cana-de-açúcar.
C-pela troca de especiarias a Índia pela América do Sul.
D-por causa da Espanha que não aceito bem o Tratado de Tordesilhas.
E-culpa do E.U.A. e suas brigas territorias.
Respostas
Resposta:
A primeira guerra representa para a industrialização brasileira um momento de desenvolvimento acelerado. Por ser o Brasil geograficamente complexo, com suas unidades distantes e pobres, representava um mercado interno incipiente. Somente através das medidas fiscais e protecionistas de certos governos, pode-se localizar uma indústria caseira nos fins do século XIX e início do XX. Com a Guerra dificultam-se as importações de produtos, incentivando-se o surgimento de novos ramos industriais. Por ser este um processo de transformação das estruturas de certas zonas geográficas é um processo lento. Esta expansão é liderada pelas regiões Sul e Leste, por serem ricas e variadas climaticamente.
Os elementos da acumulação capitalista são a aplicação de pequeno capital e o baixo salário, que acrescia, além dos lucros normais, pela inflação e pela aplicação de parte dos lucros do café, devido à proibição de novos plantios em 1902.
Depois de 1914 surgem as grandes indústrias e uma concentração operária. Dá seus primeiros passos a indústria pesada e vai ocupar parcialmente um mercado que demanda uma auto-suficiência, somente alcançada no período da Segunda Guerra, em Volta Redonda. Paradoxalmente, desenvolvem-se as indústrias subsidiarias estrangeiras de petróleo e derivados, químicos e farmacêuticos, que conjuntamente aos trustes estrangeiros, crescem acompanhando as necessidades do país.
Explicação:
Bons Estudos ^-^