• Matéria: Geografia
  • Autor: willcoutinho
  • Perguntado 4 anos atrás

Segundo Carlos (2008) “a relação homem natureza mediada pelo processo de trabalho produz um espaço que adquire, ao longo da história, uma dimensão social, do produzido socialmente de um determinado modo para suprir as necessidades especificas, visando objetivos concretos. E o processo histórico que torna natureza do meio de produção em um produto. O urbano, como produto e reprodução dos seres humanos, é produto histórico ao mesmo tempo que é realidade presente imediata”.
CARLOS, A. A (re) produção do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 85.

Assim, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Atualmente, nas cidades temos, de um lado, várias relações perversas entre propriedade do solo, capital imobiliário e especulação financeira e de outro as consequências de políticas que resultam em maior concentração de propriedade e renda, cidades cada vez mais segregadas e desiguais. O cenário atual do espaço urbano é reflexo da ação dos agentes que produzem esse espaço.
PORQUE
II. Nesse sentido, os promotores imobiliários (um dos principais agentes de produção do espaço urbano), que tem como o Estado um grande aliado para contribuir em suas atividades, atuam na existência de um paralelo entre a dinâmica imobiliária, o aumento de áreas de habitação popular e a relação de segregação socioespacial, que ocorrem por meio de processos de valorização imobiliária, de fragmentação, homogeneização e hierarquização.

Assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: papiro2012
9

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Perguntas similares