Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.
É possível dizer que toda cultura organizacional apresenta aspectos formais e explícitos (visíveis) e aspectos informais e ocultos. A respeito destes aspectos, podemos dizer que:
a. Os aspectos visíveis são àqueles facilmente reconhecidos, pois ao entrarmos em uma empresa podemos observar (ver e escutar) como as pessoas se comportam, como estão trajadas, sobre o que conversam.
b. Os aspectos formais são valores declarados, demonstram a mentalidade que predomina em uma empresa, reflexo de sua cultura.
c. Os aspectos informais estão ligados aos aspectos comportamentais da organização: as maneiras como são resolvidos os conflitos, problemas, e demais atos da administração.
d. Os aspetos explícitos constituem o nível mais íntimo da cultura da organização. São as percepções, sentimentos, crenças que por vezes são também chamadas de pressuposições básicas que dão origem à cultura da organização.
e. Os aspectos ocultos constituem em muitos casos os valores estabelecidos pelos fundadores da organização. São também chamados de valores conscientes. Nestes valores estão incluídos nos atos de gestão e na estrutura organizacional.

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Resposta:

A letra b)

Explicação:

Perguntas similares