• Matéria: Português
  • Autor: sophiavictoria220818
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto atentamente e responda às questões de nº 1 e 2.

       O modernismo no Brasil foi um movimento artístico, cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o nacionalismo e a crítica social.

        Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), ele teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo.

      No país, o cenário era de insatisfação, pois muitas pessoas consideravam a política, a economia e a cultura estagnadas. Parte disso estava relacionado com o modelo político vigente baseado na política do café com leite.

       Foi nesse cenário de incertezas que um grupo de artistas, empenhados em propor uma renovação estética na arte, apresentam um novo olhar, mais libertário, contrário ao tradicionalismo e o rigor estético.

      Assim, surge a Semana de Arte Moderna, liderada pelo chamado “Grupo dos cinco”: Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral.

      Esse evento, que reuniu diversas apresentações e exposições, colaborou com o surgimento de revistas, manifestos, movimentos artísticos e grupos com experimentações estéticas inovadoras. Tudo isso permitiu consolidar as ideias modernistas e inaugurar o movimento no país.

          O texto abaixo foi produzido por Mário Quintana, autor pertencente à 3ª fase modernista, o qual se destacou tanto na prosa como na poesia.

Apenas...

       Aula inaugural de uma pequena escola do interior. Os alunos, endomingados como requeria a ocasião. O professor, grave, de preto, voz cava. Pelo que bem se vê que a aula era de Português. E eis que no final, tão ansiado pela gente miúda como pela gente grande, ele tossiu, mudou de tom e disse: 

- Atenção, meninos! Para gravarem melhor a matéria exposta, copiem o esquema que vou traçar no quadro-negro. 

     Perpassa pela classe um frio de pânico. Esquema? Meu Deus, que diabo disto seria aquilo? 

     Mas o professor, que, além de autodidata, era também humano, farejou a angústia daquelas alminhas e esclareceu então, com um esgar bondoso: 

     - É uma sinopse, meus filhos, apenas uma sinopse...

▪ Assinale a única questão que não corresponde a uma análise correta do conteúdo do mesmo.

A. Pelo que se pode perceber, “aula inaugural de uma pequena escola do interior” é um fato marcante, que chega a mudar certos costumes e hábitos cotidianos dos alunos.

B. Para Mário Quintana, os professores de português devem ou deviam ser sempre irrequietos e um pouco estranhos e amalucados.  

C. A ocasião (aula inaugural) requeria melhores trajes.

D. Com o título “Apenas”, retirando a expressão do texto, o autor quis destacar a alienação e o desconhecimento que o professor tinha da realidade vocabular dos alunos.

Questão 2 - Baseando-se no texto “Apenas” foram elaboradas frases. Assinale a alternativa em que a concordância nominal NÃO está de acordo com a norma culta padrão:

A. Alunos e professores endomingados participam das aulas.

B. O professor disse que os textos de Português estavam em anexo.

C. A aluna agradeceu ao professor dizendo “Muito obrigado!”

D. Os alunos estavam bastante atentos à aula .​

Respostas

respondido por: Thiagocrf
0

Resposta:

a resposta e a questão D

Explicação:

confia

Perguntas similares