Bovinos da raça Nelore são considerados de média precocidade com baixo teor de gordura marmorizada, maciez e suculência variáveis, o que limita o ingresso da carne brasileira em alguns mercados. Entretanto, existem raças cujos atributos são muito valorizados, como precocidade, maciez e suculência na carne, próprias de raças europeias da subespécie Bos taurus taurus, que foram melhoradas e selecionadas por muitos anos com o objetivo de produzir carne. Apesar das qualidades da raça Angus e de outras raças europeias, sua adaptação é melhor em climas subtropicais (mais amenos) do que em climas tropicais, como a maioria do Brasil. GOMES, M. A. B. Cadeias Produtivas de Bovinos de Leite e de Corte. UniCesumar, 2020. A solução encontrada por técnicos e profissionais da área foi a utilização de cruzamentos entre raças. Sobre esse tipo de cruzamento para a produção de carne, analise as afirmações. I. O cruzamento pode ser realizado entre raças zebuínas (Bos taurus indicus) com raças europeias (Bos taurus taurus). II. Com o cruzamento é possível obter animais com a adaptação necessária ao clima tropical e com as qualidades selecionadas para a produção de carne. III. Nesses cruzamentos, normalmente utiliza-se como base materna as fêmeas da raça Angus e touros da raça Nelore na proporção de 1 macho para cada fêmea.

Respostas

respondido por: iedavoltarelli
0

Resposta:

Alternativa 2 (I e II)

Explicação:

respondido por: taniakl
0

Resposta:

Alternativa 2: I e II, apenas.

Explicação:

III. Nesses cruzamentos, normalmente utiliza-se como base materna as fêmeas da raça Angus e touros da raça Nelore na proporção de 1 macho para cada fêmea.(INCORRETA);

Correto seria: Nesses cruzamentos, normalmente utiliza-se como base materna as fêmeas da raça Nelore e touros europeus na proporção de um macho para 25 fêmeas.

Está no livro Cadeias Produtivas de Bovinos de Leite  e Corte, página 120.

Perguntas similares