• Matéria: Pedagogia
  • Autor: thaismattos1
  • Perguntado 4 anos atrás

A partir das últimas décadas, as universidades buscam a implementação de cotas para grupos excluídos historicamente da sociedade. O sistema de cotas faz parte de políticas de ações afirmativas, que são criadas para minimizar as desigualdades de pessoas que estão à margem da sociedade, como os negros, indígenas e deficientes.

As ações afirmativas devem ser entendidas corretamente como:

A) Um conjunto de medidas cujo objetivo restringe-se a fornecer ajuda somente a populações carentes.
B) Um conjunto de medidas cujo objetivo único é propiciar mais escolaridade ao conjunto da população.
C) As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.
D) As ações de grupos com objetivo filantrópico, de ajuda aos grupos excluídos da sociedade.
E) As políticas governamentais para proteção restrita às populações negras e pardas.


thaismattos1: C) As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de discriminação social.

Respostas

respondido por: elainefrancielp72kx2
0

Resposta:

c. As políticas de discriminação positiva, que objetivam a inserção de grupos que se encontram em situação de desigualdade e (ou) de descriminação social.

As ações afirmativas devem ser compreendidas como políticas de discriminação positiva, no sentido de possibilitar a inserção de gripos que já se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Esta vulnerabilidade é gerada, principalmente, por discursos e ações de discriminação e preconceito, os quais deverão ser combatidos pela conscientização durante o processo educativo.

Perguntas similares