Respostas
Resposta:
O Povo Mandinga ou Mandengue pertence ao grupo Mandé, do nordeste de Áfrika, da região das fronteiras com Guinée, Mali, Senegal, Gambia, Burkina Faso, Guiné Bissau, Nigéria, Mauritânia, Costa do Marfim e sul do Marrocos.
Descendentes do Império de Mali, preservaram em sua cultura as Histórias das Linhagens do poderoso Mansa Soundjata Keita, os Maandengue são comerciantes ou agricultores e em sua maioria vivem na zona rural, longe da costa e de difícil acesso à rodovias ou ferrovias.
Sua musicalidade é rica, densa, mistica, medicinal, sendo que há muita heranças em múltiplas comunidades e culturas afro-brasileiras, onde se pode perceber através das expressões musicais conexões entre a polifonia presente na música mandengue e a música afro-brasileira e a Capoeira, sendo que para o Brasil vieram muitos afrikanos das regiões muçulmanas dos mandingas, que se converteram ao Islam a partir do reinado de Mansa Moussa.
A magia do tradicional mundo da música mandengue
No mundo mandengue, os rituais (como cerimônias de casamento, batizado, circuncisão) não existem sem a música, a dança e a presença do Jèli, o Griô, com seus cantos cerimoniais e seus hinos de louvor.
O Griô é poeta, cantor e músico pertencente a uma casta especial que, além de cronista e detentor da tradição oral do grupo, frequentemente exerce atribuições religiosas.
A música de um griô é feita na forma de canto ou de discurso, onde se fala sobre genealogias, sabedoria em geral ou história mandingue. Os Griôs tocam vários instrumentos, mas geralmente são vistos em suas performances tocando balafon, kora, ou ngoni.
Se os “karafolálu” (tocadores de Kora) da Áfrika Malinké fascinam multidões, nao é por acaso. Um provérbio mandengue diz que “Não se torna griô. Se nasce griô. ” Assim, é fácil entender que os mais renomados tocadores de Kora