• Matéria: Sociologia
  • Autor: flavioef
  • Perguntado 4 anos atrás

O antigo testamento do livro bíblico judaico-cristão é permeado por lutas sangrentas. Os profetas denunciavam as desigualdades sociais. O próprio Cristo denunciou o sistema político. Na história da religião, não só judaica e cristã, mas até as orientais são atravessadas por uma ligação com a dimensão política. Na atualidade não é diferente e, no Brasil, a politização da religião tem sido eminentemente percebida.

Sobre a politização da religião no Brasil, é correto afirmar:

a- Todos os católicos são da ala conservadora e lutam pelo progresso nas relações humanas e sociais.
b- Todos os católicos são progressistas e de forma unânime lutam por pautas de igualdade social e de gênero.
c- Os pentecostais não se envolvem em política, pois, inspirados pelo Espírito Santo, não misturam política e religião.
d- O último pleito, em 2018, foi marcado por um apoio de vários representantes cristãos ao conservadorismo da política federal.

Respostas

respondido por: igorluan2009
1

Resposta:

A resposta certa é a letra D.

Explicação:

Quanto aos católicos existem alas conservadoras como a renovação carismática que prega uma nova reforma de cunho conservador e também alas progressistas como a TTeologia da libertação, os Franciscanos e os Jesuítas (está última a ordem do Papa). Com isso eliminem duas questões, as que afirmam a totalidade ora conservador, ora progressista. Nós sabemos que os pentecostais se envolvem na politica sim, as igrejas são maquinas de candidatos pastores, tem até a bancada da bíblia e a questão afirma o errado. Logo a alternativa correta que sobra é a do pleito de 2018.

Perguntas similares