Respostas
A lógica estuda ou tem em vista a correção do raciocínio a lógica ensina a colocar ordem no pensamento copi ( 1978, p.19) afirma q a lógica é o estudo dos métodos e princípio usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto ....
Charbonneau (1986, p.19) cita Aristóteles e Descartes: “Foi Aristóteles que por primeiro formulou as regras da lógica formal”, o silogismo – normas que se impõem quando pretende analisar a arte de raciocinar. “A lógica formal distingue os raciocínios verdadeiros dos raciocínios falsos, independente do seu conteúdo”. O silogismo é um raciocínio que, a partir de duas proposições que são aceitas como verdadeiras, chega de maneira necessária a uma terceira proposição. Exemplo:
“O raciocínio se faz então através de dois juízos (expresso em duas proposições) que reúnem dois conceitos (expressos em dois termos correspondentes). Operação intelectual pela qual, de duas relações conhecidas (expressas nas duas primeiras proposições), o espírito conclui pela existência de uma outra relação (entre os conceitos) cuja decorrência é lógica. Em suma, de duas proposições iniciais (que são as premissas), a inteligência chega a uma proposição nova que é a conclusão do raciocínio. Uma vez deduzida a conclusão, a argumentação fica completa. Exemplo: Todos os homens são mortais / Ora, somos homens / Logo, somos mortais.” (CHARBONNEAU, 1986, p.26).