2. "Mandonismo, coronelismo e clientelismo: uma discussão conceitual". (Uff 2007) "O coronelismo é um sistema político, uma complexa rede de relações que vai desde o coronel até o presidente da República, envolvendo compromissos recíprocos. O coronelismo, além disso, é datado historicamente. Na visão de Vitor Nunes Leal ele surge na confluência de um fato político com uma conjuntura econômica. O fato político é o federalismo implantado na República (...) A conjuntura econômica era a decadência econômica dos fazendeiros." (Adaptado de CARVALHO, José Murilo de. "Mandonismo, coronelismo e clientelismo: uma discussão conceitual". In: "Pontos e Bordados". Belo Horizonte: UFMG, 1998, p.131-32).
Com base no texto apresentado
a) indique o período da História do Brasil em que o Coronelismo teve o seu auge
b) levando-se em conta as transformações políticas verificadas no Brasil, sobretudo após a implantação da ditadura do Estado Novo em 1937, compare os regimes políticos baseados no Coronelismo e no Autoritarismo.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
a) República Velha.
b) O Estado Novo foi um modelo ditatorial de governo, não sendo fundamentalmente diferente, no que diz respeito às liberdades políticas, do Coronelismo, sendo apenas uma forma diferente de exercer autoridade sobre as massas.
A diferença foi no propósito com o qual se organizou esta ditadura: enquanto Vargas tentou criar uma "ditadura populista" e que acelerasse a industrialização, no período do coronelismo o poder era exercido de modo a perpetuar os privilégios dos latifundiários, e não em benefício dos governados.
Harukii:
Créditos para EduardoPLopes.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás