• Matéria: Artes
  • Autor: carolseabra10
  • Perguntado 4 anos atrás

Helio Oiticica concebeu e lançou o projeto Tropicália em 1967. Tropicália se apresenta como um ambiente cercado por plantas que envolviam duas cabines Penetráveis montadas sobre um piso coberto por areia e um caminho formado por pedrinhas. Segundo Oiticica, a areia e as pedrinhas eram comuns aos caminhos que ele seguia na favela no Morro da Mangueira. As pessoas eram convidadas a caminhar descalças sobre esse trecho de areia e pedrinhas para chegar até as cabines. As divisórias eram montadas de madeira com partes de tecido e plástico estampado como cortinas que faziam essas divisórias inspiradas em barracos de favelas. Dentro de uma dessas cabines havia a inscrição “A Pureza é um Mito” referindo-se as todas as diversidades do povo brasileiro e em uma outra cabine havia uma TV ligada. Havia também algumas frases escritas que eram os poemas de Roberta Salgado. Com Tropicália, Helio Oiticica tinha a intenção de sintetizar em uma instalação com todos os estímulos visuais e táteis a vida no Brasil moderno, reivindicando essa condição através da obra e do movimento que foi a Tropicália. Com base no que você acabou de ler, aponte o que NÃO podemos afirmar sobre a instalação Tropicália de Helio Oiticica? 

a) Helio Oiticica classificou Tropicália dentro da série “Penetráveis”, pois era composta de duas cabines chamadas de PN1 e PN2 e porque as pessoas poderiam penetrar (entrar) nessas cabines.
b) A frase “A pureza é um mito”, bem como a cortina de plástico colorida estampada, evidenciam características da diversidade do povo brasileiro.
c) O conceito “multissensorial” introduzido por Helio Oiticica também está presente em Tropicália, por causa do visual da instalação, do chão de pedrinhas e areia e da TV ligada dentro de uma das cabines.
d) Em Tropicália Helio Oiticica buscou reproduzir as sensações semelhantes aos barracos de favela, evidenciando assim uma das condições mais próximas ao Brasil moderno.
e) A ideia de Helio Oiticica em Tropicália, foi reproduzir um barraco de favela, evidenciando assim uma singularidade do Brasil moderno, tal como Cildo Meireles fez em sua instalação Desvio Para o vermelho.​


Anônimo: nem a minha mãe quer saber de mim
Anônimo: nem meu pai
Anônimo: nem meus irmãos
Anônimo: eu sou um lixo mesmo um ot@rio mesmo um lixo um fracassado idiot arrombad idiot
Anônimo: eu sou tudo q n presta
Anônimo: ☹☹☹☹
Anônimo: a morena tá certa em mim odiar
Anônimo: tchau
Anônimo: oie
Anônimo: alguém

Respostas

respondido por: iludida238
11

Resposta:

Alternativa correta D

Em Tropicália Helio Oiticica buscou reproduzir as sensações semelhantes aos barracos de favela, evidenciando assim uma das condições mais próximas ao Brasil moderno.


Anônimo: oie
Anônimo: oiwe
Anônimo: oi :-;
Anônimo: tudo bem ?
Anônimo: oie
Anônimo: 7n7
Chatinhafofa38: . . .
Anônimo: nei sei oq foi essa conversa
Chatinhafofa38: hm
Anônimo: y.y
Perguntas similares