Respostas
Resposta:
Sumário:
COMO FAZER UM SEMINÁRIO?
Escolha bem seu grupo
Comece de algum lugar
Divida as tarefas de forma justa
Estabeleça prazos e metas possíveis
Elabore um roteiro para sua apresentação
Faça uma síntese do seu trabalho
Prepare a apresentação em slides
Estude e ensaie sua apresentação
Se certifique sobre o funcionamento de equipamentos com antecedência
Preste atenção na sua fala e postura
Cuidado com o tempo
Lide bem com os “brancos” que surgirem
Se prepare para as perguntas
Não ignore a formatação do TCC
Explicação:
Comece de algum lugar
Vocês vão precisar começar de algum lugar, não tem como fugir da tela em branco. Daí a necessidade de se pensar em um planejamento realista.
Você vai precisar ter uma visão clara de todas as atividades que serão necessárias. É muito importante trabalhar de forma organizada e eficiente. Isso vai ajudar muito o começo. Você vai economizar tempo e evitar estresse desnecessário.
Divida as tarefas de forma justa
O grupo deve dividir as tarefas e estabelecer prazos para cada uma delas.Ao separar as funções de cada pessoa do grupo, leve em consideração as habilidades particulares de cada um.
Nesse ponto, você pode contar com a ajuda da tecnologia, para compartilhar arquivos e anotações, com o dropbox, google docs e evernote, por exemplo.
Estabeleça prazos e metas possíveis
Para cumprir o prazo do trabalho, é fundamental definir um cronograma, a partir de etapas e tarefas bem planejadas.
Mas, vamos lá. Não basta apenas estipulá-los. As pessoas do grupo devem cumprir os prazos.
Deste modo, o ideal é criar um cronograma detalhado desde o início.
Você pode fazer uma tabela simples com a ordem de execução, o nome da tarefa, a data de início, a data de entrega e a pessoa responsável por fazê-la. Divida as tarefas no maior número possível e evite prazos muito longos.
Tome cuidado para estabelecer prazos que sejam possíveis de cumprir. Um prazo inexequível também é inútil.
Elabore um roteiro para sua apresentação
A melhor maneira de afastar o nervosismo antes da apresentação do seminário é com preparação e planejamento.
Saber de antemão o que você vai falar, como vai relacionar os tópicos e quais conceitos deve enfatizar, por exemplo, é um ótimo jeito de organizar sua fala. Essa organização também facilita a memorização.
E justamente para isso que o roteiro serve: para fazer essa organização, pois ele vai ajudar a estabelecer uma linha de raciocínio que você deve seguir durante a apresentação.
Desta forma, você saberá quais são os pontos centrais da sua fala. Vai ficar muito mais fácil mentalizar o que precisa ser dito e diminui as chances de acontecerem ‘brancos’ durante sua apresentação.
Faça uma síntese do seu trabalho
Outro ponto importante que você deve ter em mente é que é impossível abordar todos conteúdo em alguns minutos de exposição oral.
Por este motivo, é importante saber priorizar os conteúdos mais importantes que deverão ser priorizados na fala, para que você consiga apresentar no tempo disponível.
Durante a preparação do seu roteiro, anote quais são os tópicos centrais da fala e depois escreva o texto do que você irá falar relacionando-os.
Isso facilita para que você consiga fazer uma síntese a partir dos conceitos principais do seu trabalho e também ajuda na memorização.
Prepare a apresentação em slides
Os slides da sua apresentação devem servir para guiar a exposição do conteúdo do trabalho, não para apresentar o trabalho por você.
Por este motivo, economize nos textos dos slides, deixando-os apenas para destacar citações e conceitos importantes ou apresentar dados como gráficos, tabelas, estatísticas, entre outros elementos do tipo.
Lembre-se que os slides devem ser esteticamente bonitos e limpos. Claros e assertivos. Você vai precisar dedicar um tempo para isso.
Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.
Use os slides apenas como referência para se manter no roteiro, mas evite ficar olhando para os slides e concentre o foco da plateia na sua fala.