Quando compreendemos como o organismo responde frente a um trauma cirúrgico, independentemente de seu grau de extensão, entendemos melhor os sinais teciduais que aparecem e como o organismo reage desde o momento cirúrgico até a sua recuperação final. Conhecer as fases da cicatrização, os riscos, as complicações, os sinais teciduais de recuperação, embasa nossas escolhas terapêuticas de nossa abordagem pós-operatória.
Kashiwakura,Priscilla Hellen Martinez Blanco. Pré e pós operatório de cirurgias plásticas. Maringá- PR. Unicesumar, 2021.
O processo de cicatrização das feridas envolve diferentes fases, independente do agente causador. A compreensão do processo é de grande importância, uma vez que a evolução da ferida depende do tratamento adequado a cada fase.
Elaborado pelo professor, 2021.
Com base no processo das fases de cicatrização das feridas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A fase inflamatória é a fase inicial e caracteriza-se pela homeostase e coagulação, ativa a resposta imune local e ocorre intenso desenvolvimento de células epiteliais e fibroblastos.
Alternativa 2:
Na fase proliferativa, ocorre o processo de maturação e estabilização da síntese de colágeno.
Alternativa 3:
A fase de proliferação é responsável pela produção de colágeno.
Alternativa 4:
A última fase do processo de cicatrização (fase de remodelação) é o momento responsável pelo aumento da resistência do leito danificado.
Alternativa 5:
Todas as afirmativas estão corretas.
Respostas
Resposta:
Acredito que seja a alternativa D
Explicação:
Resposta:
Todas as afirmativas estao corretas
Explicação:
Fase inflamatória: caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período, ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor. Esta fase é compatível com nosso período pós-operatório imediato.
Fase proliferativa: é a fase da regeneração, que pode durar de 5 a 30 dias. Ela ocorre com a proliferação de fibroblastos, que dão origem ao processo chamado fibroplasia(é a produção de colágeno pelos fibroblastos, que torna a ferida mais forte e resistente. ) . Neste período, as células endoteliais se proliferam, resultando em rica vascularização e infiltrado de macrófagos. Este conjunto forma o tecido de granulação. Esta fase é compatível com nosso período pós-operatório intermediário.
Fase de reparo: é a última fase do processo e pode durar meses. A densidade celular e a vascularização são diminuídas, resultando remodelação do tecido cicatricial (formado na fase anterior). As fibras são alinhadas para aumentar a resistência do tecido e melhorar o aspecto da cicatriz. Nesta fase, a cicatriz altera, progressivamente, sua tonalidade, passando do vermelho escuro a um tom rosa claro. Esta fase é compatível com nosso período pós-operatório tardio.