Leitura e Análise de Texto: Globalização:
A globalização corresponde à mais recente fase da expansão capitalista. O processo de globalização está para o atual período técnico-científico ou informacional do capitalismo assim como o colonialismo esteve para a fase do capitalismo comercial do século XVI ao XVIII. Como nos outros períodos, busca-se aumento dos mercados e, portanto, dos lucros. A globalização difere dos outros períodos por dispensar a ocupação territorial. Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas e pessoas, obtida graças à agilidade nos deslocamentos e à eficiência das comunicações e do controle de informações. Os meios físicos que viabilizam a globalização são os satélites de comunicação e de observação da Terra, a informática, a telefonia, os aviões, etc. Como resultado dessa complexa tela, a globalização apresenta várias dimensões – socioeconômica, política, cultural – e todas elas se manifestam no espaço geográfico. Quando se iniciou o processo de “vários mundos” – europeu, chinês, árabe, asteca, inca, tupi, ioruba, etc. – muitas vezes, os habitantes de um mundo não sabiam da existência dos outros. Ao atingir o atual período informacional, o capitalismo integrou países e regiões do planeta num único sistema, formando o chamado sistema-mundo. Na globalização, os lugares que formam o espaço geográfico mundial estão conectados a uma rede de fluxos, controladas a partir de poucos centros de poder econômico e político. Entretanto, não são todos os lugares que estão integrados no sistema-mundo, crescimento dos investimentos estrangeiros é a face mais visível da globalização da economia, pois se materializa em instalações industriais, redes de lojas, supermercados e lanchonetes, estradas, hidrelétricas, etc. no território de vários países. Os países empenham-se cada vez mais em atrais investimentos produtivos, porque geram riquezas e estimulam o crescimento econômico (como criação de empregos e aumento da arrecadação de impostos). Para os investidores estrangeiros, os lucros podem ser resultantes de custos menores de produção, transportes ou fretes, proximidades dos mercados consumidores e facilidades de driblar barreiras protecionistas. Todos esses fatores permitem a expansão do mercado para os capitais produtivos. Todos esses fatores permitem a expansão do mercado para os capitais produtivos. Como são investimentos de longo prazo, são menos suscetíveis às oscilações repentinas da economia. Podem também aumentar o volume de divisas de um país, se produção, ou parte dela, estiver voltada para a exportação.
Globalização: vantagens e desvantagens Um dos pontos mais positivos da globalização, quando a questão são as economias do mundo, é a integração de tecnologias e dos produtos que são oferecidos. O maior exemplo desta integração são os smartphones presentes no mundo todo. Além disso, o conceito ainda é apontado como fator de enriquecimento para aquelas economias emergentes, que estão em fase de desenvolvimento. Como o Brasil, por exemplo. No entanto, neste processo de integração, muitos países ficam prejudicados pelo fato de as crises econômicas serem compartilhadas. Um exemplo recente foi em 2008, quando uma crise no mercado imobiliário atingiu diversos países.
Pontos positivos: Acesso a produtos que são produzidos em outros países; Mercados mais competitivos e inflação bem controlada; Maior fluxo de capitais e investimentos entre os países; Maior desenvolvimento tecnológico; Se tratando do aspecto social, a globalização permitiu o encontro entre diferentes culturas e também o maior desenvolvimento de setores. O turismo, por exemplo.
Pontos negativos: Maior propagação de crises financeiras e econômicas; Pode haver maior desemprego no país pelo fato de alguns setores da economia não conseguirem se adequar à competição; Em países emergentes, ou seja, em desenvolvimento, pode ser difícil investir em novas indústrias que já existem em países desenvolvidos com custos mais baixos e uma tecnologia melhor; Em países de pequena dimensão, pode haver um monopólio da economia com a entrada de multinacionais; Exploração de matéria-prima e mão de obra barata de empresas de países desenvolvidos nos mais pobres.
Leia o artigo e descreva quais impactos positivos e negativos a Globalização causa nos países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos)? Quais política pública precisa ser adotada?
Respostas
respondido por:
1
Explicação:
minha professora me mandar um texto para mim pelo Google clarisson e era sobre isso mesmo sobre a globalização e a isso fiz e eu não sei se eu tenho outra mas é sobre a globalização mas se eu tiver eu te mando
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás