A evolução da área de gestão de pessoas ao longo do tempo, foi sobremaneira influenciada pelas constantes modificações em nossa forma de viver e de trabalhar: pelos diferentes modos de produção, pelas relações sociais e econômicas que caracterizaram os diferentes tempos históricos desde o controle do fogo, por exemplo, que permitiu que ao homem nômade tornar-se sedentário e passar a realizar as primeiras atividades territoriais para sua subsistência. Somado a isso, a crescente renovação tecnológica também reorientou a disseminação de conhecimento e trouxe importantes inovações a estruturação e gestão de pessoas e do trabalho. É importante, assim, que o profissional de gestão de pessoas conheça os acontecimentos que marcaram a história do homem com seu fazer e que, consequentemente, reverberam na constituição da área de gestão de pessoas tal como a conhecemos hoje.
Analise o que segue:
I – Com o fim da escravidão, observamos a organização do trabalho fabril.
II – Nas fábricas, a busca pela crescente produtividade alavanca a necessidade de gestão do tempo e do movimento dos trabalhadores – vemos surgir a área de gestão de pessoas.
Escolha, abaixo, a alternativa correta:
A.
A I está correta e a II está incorreta.
B.
A I e a II estão corretas e a II explica a I.
C.
A I e a II estão incorretas.
D.
A I está incorreta e a II está correta. A II explica a I.
E.
A I e a II estão corretas e a II complementa a I.
Respostas
Resposta:
A - A I está correta e a II está incorreta.
Explicação:
À época da escravidão, as condições físicas dos indivíduos condicionavam o interesse de quem os explorava, com privação de qualquer tipo de direito, reconhecimento, contrapartida sobre seus esforços. Depois disso, no movimento fabril, vimos surgir a necessidade de controle centralizado, cada vez maior, com o objetivo de que as pessoas produzissem mais em menos tempo. No entanto, este controle quantitativo não significou a consolidação da área de gestão de pessoas. Tivemos, anos depois, um primeiro momento, do Departamento de Pessoal (para fazer cumprir as leis trabalhistas, tão somente), depois, Recursos Humanos, para, somente a partir dos anos 1990, o termo gestão de pessoas passar a ser adotado.
A assertiva I está correta e de acordo com o tema fim da escravidão e produção industrial.
I – Com o fim da escravidão, observamos a organização do trabalho fabril.
VERDADEIRO. O século XIX foi marcado pela Segunda Revolução Industrial e fim do sistema de servidão com trabalhos forçados em muitos países da Europa. Desse modo, a mão-de-obra dos ex-escravos passou a ser requisitada pelas indústrias de bens de consumo da época.
Por fim, vale registrar que os ex-escravos passaram a ganhar um salário em troca do trabalho realizado.
II – Nas fábricas, a busca pela crescente produtividade alavanca a necessidade de gestão do tempo e do movimento dos trabalhadores – vemos surgir a área de gestão de pessoas.
FALSO. Na verdade, a preocupação com os tempos e movimentos foi o foco dos estudos de Taylor. Nesse sentido, o grande objetivo de Taylor era a busca do aumento da produtividade (ganho de eficiência e especialização) dentro das indústrias.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/15600626
Lute e acredite em seu potencial!