As parcerias entre universidades, empresas e o governo e sua contribuição para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico é um modelo de atuação chamado tríplice hélice. Este foi desenvolvido por Henry Etzkowitz na década de 1990, sendo hoje uma das metáforas mais populares e aceitas para explicar a capacidade de transformar o conhecimento científico em inovação tecnológica. Diante desse contexto, marque a alternativa que mais se aproxima ao papel desempenhado pelo governo nesse modelo de atuação. A. Garante capacitação e transferência de conhecimento e tecnologia de forma unificada. B. Insere-se neste arranjo transformando esse conhecimento em produtos e em valor econômico para o Estado. C. Por meio do desenvolvimento de parques científicos e tecnológicos, é que a universidade produz conhecimento e atende às demandas das empresas e da sociedade. D. Estimula e financia projetos que promovem o desenvolvimento tecnológico e, por consequência, o desenvolvimento econômico e social. E. Estimula a criatividade para encontrar soluções inovadoras, criando novos modelos organizacionais que privilegiam a interação e geração de conhecimento.
Respostas
Resposta:
d)Estimula e financia projetos que promovem o desenvolvimento tecnológico e, por consequência o desenvolvimento econômico e social.
Explicação:
O governo encarrega-se de promover um arranjo institucional propício a interação entre academia e empresas, podendo atuar também como financiador, por meio de suas agências de fomento. Estimulam e financiam projetos que promovem o desenvolvimento tecnológico e por consequência, o desenvolvimento econômico e social.
Resposta:
D.
Estimula e financia projetos que promovem o desenvolvimento tecnológico e, por consequência, o desenvolvimento econômico e social.
Explicação:
O governo encarrega-se de promover um arranjo institucional propício à interação entre academia e empresas, podendo atuar também como financiador, por meio de suas agências de fomento. Estimulam e financiam projetos que promovem o desenvolvimento tecnológico e, por consequência, o desenvolvimento econômico e social