Utilizando a técnica de análise de malhas, calcule os valores de I1, I2 e I3 no circuito:
Respostas
Este método de análise de circuitos elétricos se baseia na Lei de Kirchhoff das Tensões, que nos diz que o somatório das elevações e quedas de tensão em um caminho fechado do circuito (malha) é nulo, ou seja, resulta em 0 (zero).
O método das malhas consiste em introduzir uma corrente de malha para cada malha simples presente no circuito e aplicar a LKT nestas malhas.
1. Identificando as Malhas Simples.
Como mencionado anteriormente, uma malha é um caminho fechado do circuito por onde poderá circular uma corrente e uma malha simples é uma malha que não tenha outras malhas internas.
Observe no desenho anexado que temos três malhas, mas apenas as duas em azul são simples, a outra, em vermelho, é uma malha dita composta.
2. Introdução das Correntes de Malha
Precisamos agora introduzir as correntes de malha e indicar um sentido para elas (horário ou anti-horário) para podermos começar a análise. É importante salientar que esse sentido das correntes é de livre escolha não afetará o resultado final. Novamente, observando a figura anexada à resolução, perceba que o sentido adotado para ambas correntes (i₁ e i₂) foi o horário.
3. Relacionar as correntes de malha às correntes I₁, I₂ e I₃
Fica fácil de notar que a corrente I₁ é a própria corrente de malha i₁ e que a corrente I₃ é a corrente de malha i₂.
Já a corrente I₂, precisamos ter um pouco mais de atenção. Perceba que esta corrente é uma "composição" das duas correntes de malha. Observe que o ramo percorrido por I₂ é percorrido por i₁, de cima para baixo, e por i₂, de baixo para cima. Dessa forma, utilizando o princípio da superposição, I₂ é dada por:
4. Aplicação da LKT
5. Determinação das correntes
Em posse das duas equações de malha, podemos agora utilizar qualquer método de resolução de sistemas de equação (adição, substituição, Cramer ...) para calcular o valor das correntes de malha. Como sistemas de equação não são o foco desta resolução, vou omitir estes cálculos e apresentar os resultados que deverão ser obtidos.
Por fim, podemos calcular o valor das correntes I₁, I₂ e I₃: