• Matéria: História
  • Autor: butterfly1233
  • Perguntado 4 anos atrás

Qual a principal contestação dos movimentos de contracultura? Exemplifique. *

Respostas

respondido por: 0polly0
0

Resposta:

A música foi uma das mais importantes ferramentas de contestação desse movimento libertário, com figuras como Janis Joplin, Jimi Hendriz, Bob Marley, Jim Morrison, etc. A mescla e o surgimento de novos gêneros musicais foi uma característica importante da época.

Explicação:

respondido por: wanessaaires987
0

Resposta:

Na sociologia, a contracultura refere-se a um movimento libertário de contestação que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos.

Representou um movimento de rebeldia e insatisfação que rompeu com diversos padrões, ao contestar de forma radical comportamentos da cultura dominante. No entanto, vale lembrar que ele possui um caráter pacífico.

Possuía um teor social, artístico, filosófico e cultural, e se posicionou contra valores disseminados pela indústria e o mercado cultural.

Isso mudou significativamente os valores e os comportamentos dessa época, sobretudo nos jovens, os grandes líderes do movimento.

A cultura desse movimento está relacionada com a cultura marginal, alternativa e underground e recebe esse nome por se posicionar contra a cultura dominante, a cultura erudita.

Resumo

A contracultura representou, um grande movimento de contestação de valores que surge nos anos 50 nos Estados Unidos, com a Geração Beat. Ele teve seu apogeu na década de 60 donde os jovens representavam a maior parcela do movimento.

Com o intuito de alertar para alguns valores disseminados pela indústria e os meios de comunicação, a geração beat teve grande importância nessa fase inicial.

Precursores do movimento da contracultura, eles eram jovens intelectuais que valorizavam a simplicidade, o amor, a natureza, como forma de tornar a liberdade sua mais forte característica.

não sei faz sentido mas aí,espero que tenha ajudado!

Perguntas similares