Respostas
A ideia de que Alemanha e União Soviética eram inimigas é uma ideia propagada com o intuito de colocar a União Soviética - comunista - como completamente distinta do nazismo alemão, representado na figura de Hitler.
Distingue-se, desta forma, as figuras de Stálin e Hitler. Isto, contudo, é uma falácia sob determinados pontos de vista. Não existe unanimidade entre historiadores, por exemplo, que o nazismo é considerado de "direita". Lênin elogiou, por exemplo, Benito Mussolini - e o próprio fascismo de Mussolini é uma derivação originada do comunismo italiano.
Como explicar, por exemplo, que Eric Voegelin, um dos maiores pensadores conservadores do século XX, foi perseguido pelos nazistas?
Os termos "esquerda" e "direita" são criados na Revolução Francesa. Utilizamo-nos como metáfora abrangente a posteriori com o intuito de compreender os eventos históricos. Para além da verborragia dos termos, vamos aos fatos:
Os russos assinaram o Pacto Ribbentrop-Molotov de não-agressão entre os socialistas internacionais e os nacionais-socialistas contra a direita inglesa, que só foi rasgado por conflitos de interesses com a Polônia.
De acordo com Jean-Pierre Vernant, comunista por meio século e casado com uma mulher soviética, afirmou categoricamente (no livro "Mito e Política") que a Internacional foi cantada em Berlim, enquanto o hino nazista tocava no aeroporto de Moscou, inclusive com a suástica hasteada.
O Partido Comunista francês, à época, calou-se sobre qualquer crítica a Hitler, enquanto distribuía jornais celebrando o acordo com os nazistas e culpando a “imperialista” Inglaterra pela guerra.
A história, assim, deve sempre ser investigada a fundo.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/42278473