O uso de informações privilegiadas pode ser visto como algo ilícito em diversas situações. Você deve se recordar de casos de empresas brasileiras e também espalhadas pelo mundo, em que houve possível enriquecimento ilícito com a compra de dólares, ocasionado por possível informação privilegiada. No cenário corporativo é possível olhar essa situação, não de forma pejorativa, mas, sim, como um alerta para a empresa conquistar mais espaço no mercado competitivo.
Assim, é possível pensar na utilização de informação para obter diferencial estratégico. Analise os seguintes casos fictícios:
I. Eloisa trabalha no setor administrativo de um Shopping Center. A empresa realiza promoções periódicas, por meio do sorteio de prêmios. Com isso, conseguem comercializar dados cadastrais gerados nessas ações fazendo com que lojas externas ao Shopping realizem campanhas mais direcionadas por meio dessa base de dados.
II. Andressa é Diretora de uma Multinacional. Unindo as informações geradas pelos sistemas utilizados e sua experiência, ela realiza o cruzamento de dados no intuito de gerar informações estratégicas para a empresa. Isso auxilia as decisões que são tomadas por Andressa dentro do contexto dessa Multinacional.
III. Maria Eduarda é proprietária de uma empresa de pesquisa de mercado. Ao gerar as informações solicitadas por clientes para serem utilizadas com fins específicos, posteriormente gera relatórios paralelos com informações secundárias que poderão auxiliar outros departamentos da empresa contratada a desenvolverem atividades operacionais.
A informação pode ser utilizada como Vantagem Competitiva respeitando preceitos éticos. Assim, se enquadra nessa caracterísica:
Alternativas
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
Neste caso acredito que apenas Andressa esta correta.
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
eu acredito que resposta correta II
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
Andressa, apenas.