Respostas
O cromossomo nada mais é do que a fita de DNA (significa ácido desoxirribonucleico) no seu mais alto grau de condensação.
- Como assim ?
O DNA possui um formato helicoidal, ou seja, são duas fitas que estão entrelaçadas entre si, só que cientistas fizeram uma estimativa, e concluíram que o DNA possui em média, 1,5 a 2 metros de comprimento se ele fosse desenrolado, sendo assim, é notório que esse comprimento inteiro não iria caber dentro do núcleo de uma célula tão pequena. E é aí que entra o papel das histonas.
- E o que são histonas ?
Histonas, são proteínas globulares, relativamente grandes, que vão ter o papel de enovelar a dupla fita de DNA, até que o DNA atinja um grau de condensação, passando a se chamar cromatina, que é o formato do DNA nas nossas células.
- E os cromossomos ?
Quando a célula vai entrar em processo de divisão celular, a cromatina que já é o DNA condensado pelas histonas, vai ser mais enovelado ainda por essas mesmas proteínas, até atingir o grau máximo de condensação que chamamos de cromossomos.
- E quantos cromossomos não sexuais cada pessoa possui ?
Em indivíduos que não possuem nenhuma síndrome numérica cromossômica, que alteram a quantidade de cromossomos que possuímos, como por exemplo a Síndrome de Down, que os afetados possuem um cromossomo 21 a mais, ou a Síndrome de Turner, em que o indivíduo afetado possui apenas um cromossomo sexual X, as pessoas possuem 44 cromossomos chamados de autossomos, em que desses 44, 22 vieram do espermatozoide (gameta masculino) e 22 vieram do óvulo ou ovócito secundário (gameta feminino), e se na hora da fecundação, o espermatozoide portar um cromossomo sexual Y, vai gerar um menino (XY), e se o espermatozoide portar um cromossomo sexual X, vai gerar uma menina (XX).
Bons estudos e espero ter ajudado