Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai. Em outras regiões, encontravam-se outras tribos, genericamente chamados de tapuias, palavra tupi que designa os índios que falam outra língua.
Apesar dessa diversidade, algumas situações permearam os estudos em torno da história e da cultura dessas populações indígenas. Sobre isso, analise as asserções a seguir:
A preocupação com a temática indígena existiu desde o conjunto de reformas educacionais propagadas na Era Varga, as quais respeitavam o direito do índio ser ele mesmo e acabou valorizando a existência dessas populações e a sua contribuição para a nossa construção enquanto povo brasileiro.
PORQUE
A Lei 10.639/03 apenas fixou na letra da Lei o que já acontecia na prática nas instituições de ensino públicas e privadas da Educação Básica.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5. "As duas asserções são falsas".
Explicação:
A preocupação com a temática indígena, não começou na era Vargas. A partir de 1908, Rondon propôs que fosse criada uma agência indigenista do Estado brasileiro tendo por finalidades: a) estabelecer de uma convivência pacífica com os índios; b) garantir a sobrevivência física dos povos indígenas; c) estimular os índios a adotarem gradualmente hábitos "civilizados"; d) influir "amistosamente" na vida indígena; e) fixar o índio à terra; f) contribuir para o povoamento do interior do Brasil; g) possibilitar o acesso e a produção de bens econômicos nas terras dos índios; h) empregar a força de trabalho indígena no aumento da produtividade agrícola; i) fortalecer as iniciativas cívicas e o sentimento indígena de pertencer à nação brasileira (Lima, 1987).
Mesmo depois da Lei 10.639/03, a prática da inclusão indígena ainda deixa a desejar.