• Matéria: História
  • Autor: sophiajpin
  • Perguntado 4 anos atrás

Sólon analisa a escravidão em Atenas, definindo um tipo como vergonhosa e outro não. Qual o tipo de escravidão foi considerado vergonha e qual mudança foi promovida por ele?

Respostas

respondido por: analiviabarbieri391
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Resposta:

Governador de Atenas, nascido nesta cidade, histórico como legislador e como fundador da democracia e considerado um dos sete sábios da Grécia. De origem nobre, mas de família empobrecida, dedicou-se na mocidade ao comércio, mas ganhou notoriedade ao liderar os atenienses (600 a. C.), na tomada da ilha de Salamina, que se encontrava sob o domínio de Mégara. Nesta época Atenas era dominada por uma aristocracia hereditária, cujos integrantes recebiam o nome de eupátridas, que possuíam as melhores terras e monopolizavam o poder e o sistema imperante se baseava no critério de riqueza.

Isto gerava violentas lutas políticas, pois os demais cidadãos eram privados de qualquer direito, se tornavam devedores dos eupátridas e chegavam a hipotecar não só seus bens, mas a si próprios para saldarem as dívidas. Assumindo o poder absoluto (594 a. C.) o governador anistiou as dívidas dos camponeses, proibiu a escravidão por dívida, aboliu a hipoteca sobre pessoas e bens, libertou os pequenos proprietários que se encontravam escravizados, e impôs limites à extensão das propriedades agrárias, diminuindo os poderes e arbitrariedades da nobreza. Reestruturou as instituições políticas, deu direito de voto aos trabalhadores livres sem bens e codificou o direito e promulgou uma legislação especial sobre o uso de águas de fontes públicas (594 a. C.). Implantou reformas políticas e regulamentou o exercício do poder nas

Explicação:

Não tem ihuu

respondido por: EduardoPLopes
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Sólon considerava a escravidão por dívida vergonhosa (pois era uma forma de escravidão do semelhante, o que Sólon via como uma desonra para o escravizador e para o escravizado) e via a escravidão por conquista ou "por direito de nascimento" como "normal".

Por causa disto a escravidão por dívida foi abolida com as reformas de Sólon, o que devolveu o direito ao voto aos gregos que eram mantidos como escravizados por conta de dívidas, o que ampliou a participação política em Atenas. As outras formas de escravidão foram mantidas, tendo até mesmo pensadores como Aristóteles defendida a escravidão como "uma coisa boa", um reflexo, claro, dos preconceitos da época.

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