1) O processo de industrialização e de urbanização do Brasil caminharam juntos (começou em 1930 com a crise do café e a quebra da "Bolsa de Nova Yorque") e estão interligados com a concentração de terras e a mecanização no campo. As indústrias passaram a ser instaladas principalmente em locais que dispõem de infraestrutura, de demanda para o consumo, próximos da matéria prima e de oferta de mão de obra (portanto na região Sudeste do Brasil). o crescimento acelerado da urbanização no Brasil está relacionado com o crescimento da violência, da falta de moradia, do desemprego, e dos problemas de transporte público, saúde e educação. as grandes cidades brasileiras concentram os principais problemas sociais e por isso padecem com a falta de políticas públicas exitosas. Sobre a urbanização brasileira, só é correto afirmar que: * 8 pontos a)No rápido processo de êxodo rural, as grandes cidades brasileiras absorveram grande contingente de habitantes, mas sem planejamento isso causou sérios problemas socias como: moradia, desemprego, violência, saúde e educação. b)O êxodo rural (saída do homem do campo para a cidade), não causou nehum problema social. c)A urbanização no Brasil começou pela região Norte, que oferecia mão de obra, matéria prima e mercado consumidor.
Respostas
respondido por:
0
É correta a alternativa A, tendo o êxodo rural causado um crescimento explosivo das cidades que receberam investimentos industriais (inicialmente concentrados no sudeste do Brasil).
Aqui, como em outros países, este crescimento se deu de maneira desordenada , sem qualquer tipo de planejamento sério, e que colocava os trabalhadores em regiões cada vez mais distantes dos grandes centros urbanos e em moradias cada vez mais precárias. Como não havia empregos no campo (o que estava relacionado com a mecanização da agricultura), os trabalhadores não tinham outra opção, na prática, que não fosse se submeter mesmo às más condições da cidade.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás