• Matéria: Contabilidade
  • Autor: MaluLeme7501
  • Perguntado 4 anos atrás

12. Comente rapidamente sobre a pesquisa abaixo

""Um relatório patrocinado pela Flórida Citrus Comission concluiu que os níveis de colesterol podem serreduzidos

mediante ingestão de produtos cítricos"".

Por que razão a conclusão poderia ser suspeita​

Respostas

respondido por: stephanypalcha230
0

Resposta:

O abacaxi é uma fruta muito apreciada nas principais regiões do mundo, não só por suas características peculiares, como pelo reconhecimento de suas notáveis qualidades nutritivas. É uma planta originária da América tropical e subtropical, e, muito provavelmente do Brasil e, é extensivamente cultivada nos trópicos e subtrópicos de ambos os hemisférios [25]. No entanto, a abacaxicultura vem enfrentando graves problemas, devido ao alto percentual de resíduos agrícolas (soqueiras) que ela produz e que se apresenta como foco de pragas e doenças da cultura [13].

Sabe-se que o cultivo da soqueira proporciona vários problemas que se agravam com o passar dos anos, forçando o produtor a refazer o pomar. O primeiro problema é o aumento de densidade do cultivo provocado pela substituição de cada planta por duas ou três, originárias de rebentos. O segundo é devido à incidência cada vez maior de pragas como as cochonilhas, brocas ou nematóides, e de doenças como a fusariose, que concorrem para um menor rendimento e para uma produção de frutos de pior qualidade. O terceiro problema se relaciona à produção de frutos hetergêneos, irregulares, pequenos, de qualidade e maturação desuniforme [25].

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE [28] ressalta que a chave mestra para aumentar a expectativa de vida de uma população é a prevenção das doenças cardiovasculares. Sabe-se que níveis altos de colesterol sangüíneo, particularmente a fração LDL (lipoproteína de baixa densidade), têm sido associados ao risco de doenças cardiovasculares, e que pequena redução do seu nível plasmático está associada ao decréscimo significativo desse risco [4, 11].

O colesterol sangüíneo total e a fração LDL podem ser aumentados pela ingestão excessiva de calorias, gorduras saturadas e colesterol dietético e, possivelmente, por proteína animal. Inversamente, podem ser reduzidos por diminuição do peso corporal, substituição dietética dos ácidos graxos saturados por ácidos graxos poliinsaturados, fibra alimentar solúvel [4] e pelo consumo de alguns alimentos com propriedade de diminuir o colesterol, como frutas e leguminosas [36].

Vários trabalhos realizados com ratos mostram que a ingestão de fibras dietéticas solúveis em água, como a pectina e o farelo de aveia, produzem um decréscimo dos níveis de colesterol sérico e hepático [27]. Esse efeito hipocolesterolêmico das fibras solúveis em água pode ser atribuído à alteração que elas provocam na absorção e no metabolismo dos nutrientes, principalmente dos lipídeos.

Os efeitos fisiológicos da fibra dietética são devidos à composição e às propriedades físicas dos polissacarídeos presentes. Pode-se com razoável segurança afirmar que o ritmo de absorção da glicose depende da presença de compostos capazes de formar soluções viscosas, como a pectina. A presença de fibra dietética nos alimentos consumidos retarda a absorção dos nutrientes auxiliando o aparecimento da sensação de saciedade, que favorece o menor consumo de alimentos. A fração insolúvel da fibra não tem qualquer efeito no metabolismo lipídico, enquanto a porção solúvel em água tem propriedades hipocolesterolêmicas. A pectina, a goma guar, o psyllium (semente de Plantado ovata) e o farelo de aveia aparecem como convenientes para uso na hipercolesterolemia [14].

O presente trabalho teve por objetivos avaliar o efeito do resíduo do abacaxizeiro no nível do colesterol total, HDL-colesterol e LDL-colesterol em ratos, em comparação com a pectina, e verificar o comportamento dos animais em relação ao consumo alimentar e ao ganho de peso.

Perguntas similares