Respostas
Resposta:
Cidade-Estado é uma cidade, um local independente, que possui seu próprio governo. A cidade-estado é uma cidade dentro de outra cidade, onde ela sobrevive independente do local onde está inserida, com suas próprias leis. As cidades-estado existem desde a Antiguidade, como na Grécia Antiga, onde as mais famosas eram Atenas, Esparta e Tróia. Essas cidades ficavam dentro da Grécia, mas funcionavam de forma independente, tinham seu próprio regime político e suas leis. Na Antiguidade, as cidades-estados na Grécia eram chamadas de pólis, termo utilizado para designar um sistema político, onde essas cidades exerciam soberania dentro do país em que estavam, e eram conhecidas por serem um centro político, cultural e econômico. Era visível na religião, na língua e na literatura que uma cidade-estado era diferente do território circundante. Exemplo: A cidade do Vaticano, denominada oficialmente de Estado da Cidade do Vaticano, fica localizada dentro da cidade de Roma, na Itália mas, é uma cidade eclesiástica, soberana, governada pelo papa.
Império é uma palavra que indica um Estado que é governado por um imperador ou imperatriz. Também pode indicar um território vasto, composto por várias nações, povos que professam diferentes religiões, falam idiomas distintos, mas que vivem sob o mesmo imperador.
Além de denotar um território de grande extensão, a palavra império também pode indicar a duração do governo do imperador. Existem vários exemplos de impérios que eram governados por um líder supremo, que muitas vezes era visto como uma entidade divina, um deus, como por exemplo os Faraós no Egito. Uma das características de um império era o desejo de expansão do seu território e domínio sobre os outros.
Exemplos: Alguns dos maiores e mais famosos impérios que existiram na história da humanidade foram: o Império Britânico, Russo, Português, Mongol, Inca, Romano, Bizantino (sucessor do Império Romano). Alguns dos imperadores mais conhecidos foram Alexandre Magno, Genghis Khan, Suleiman o Magnífico, Carlos V, Carlos Magno e Napoleão Bonaparte.
Explicação: