Marque a alternativa correta em relação ao pensamento de Agostinho de Hipona. * 1 ponto a) Para o filósofo, o ser humano só consegue o conhecimento com o auxílio divino. b) Somente a fé, de forma isolada, consegue o conhecimento. c) A perspectiva da vida humana consiste em fazer o prêmio do sucesso é a fama. d) Com relação ao ser humano, não existe possibilidade de entendimento. e) Apostar na determinação é a forma de alcançar a verdade, segundo o filósofo. 2. Marque a alternativa correta em relação ao conceito de livre arbítrio. * 1 ponto a) O senhor é o meu pastor e nada me faltará. b) A posição de defesa do determinismo posiciona a existência da liberdade. c) Conceito que afirma a existência da liberdade e que o ser humano é responsável pelas suas escolhas. d) Resolução filosófica que propõe o fim da liberdade. e) Somente a liberdade de pensamento existe.
Respostas
Resposta:
1) A
2)C
1) A) Para o filósofo, o ser humano só consegue o conhecimento com o auxílio divino
Filosofia. Para Santo Agostinho, não havia uma incompatibilidade entre fé e razão – na verdade, a primeira podia ir mais além, onde a segunda não conseguiria. Portanto, a racionalidade é um dom divino que se encontra nos humanos, e ela deve ser utilizada com a fala e o intelecto.
2) C) Conceito que afirma a existência da liberdade e que o ser humano é responsável pelas suas escolhas
Livre arbítrio é a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante, se você escolhe em função da própria vontade, você é responsável por suas escolhas.
Santo Agostinho de Hipona concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade: 1-A e 2-C.
Santo Agostinho de Hipona é uma das figuras mais importantes da Patrística, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus".
Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.
Santo Agostinho une fé e razão e diz que, juntas, o homem é capaz de conhecer e entender as questões divinas, mesmo que seu pecado o afaste de Deus. O homem, pelo livre-arbítrio, consegue, por vontade própria, se inclinar a Deus, pois recusa os prazeres carnais e se dedica a ações espirituais.
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