utilizando as palavras do quadro abaixo crie um parágrafo explicando a organização social do Antigo Egito
pff me ajuda
Respostas
Resposta: cara cadê o quadro tu faz outra pergunta e bota o quadro ai eu respondo
Explicação:
Resposta:
A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica, onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe social” possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha menos poder deveria obedecer quem estava acima.
No topo da sociedade estava o Faraó, que era o governador máximo do estado e era considerado e adorado como uma divindade na terra. Seu poder era completamente centralizado, e exercia função politica e religiosa.
Logo a baixo dele estavam os sacerdotes, que eram responsáveis por rituais, festas, todas, é claro, ligadas as atividades religiosas. Tinha como função também administrar todos os bens que eram oferecidos aos deuses, assim, acabavam acumulando uma grande quantidade de bens materiais.
A terceira classe era destinada aos nobres. Dentre eles chefes militares, que eram responsáveis pela segurança do território egípcio. Em momentos de guerra ganhavam destaque na sociedade. Tinham que preparar e organizar o exército de forma eficiente, pois uma derrota ou fracasso podia lhes custar a própria vida. Após a expulsão dos hicsos (por volta de 1550 a.C.), os militares passaram a ter força política e social. Os escribas, que eram responsáveis pela escrita egípcia, registrando a vida do faraó e alguns acontecimento no estado, sendo responsáveis também por registrar impostos cobrados (por serem alfabetizados, eram remunerados, não com dinheiro pois nesse período não existia um padrão monetário, mas com produtos). Outra classe de grande importância é a dos comerciantes que a partir deles desenvolveram-se uma economia baseada também no comércio e na circulação de riquezas entre seu povo e as civilizações vizinhas. Agora em relação a porção pouco privilegiada da sociedade egipcia temos os soldados, os camponeses, e os artesãos. Os soldados viviam de produtos recebidos por serviços prestados. Os camponeses trabalhavam presos a terra do estado e recebiam pouco por essa função. E os artesãos tinham um vida muito simples, trabalhando em construções e oficinas. Já na base da pirâmide social estavam os escravos, que geralmente eram povos dominados nas conquistas do estado egípcio, conhecido também como “prisioneiros de guerra”. Trabalhavam demais e não recebiam salário, ganhavam algumas roupas e alimentos para a sua subsistência. Eram desprezados pela sociedade e não possuíam direitos.
Explicação: