Respostas
Resposta:
Depois que ele chegou ao Brasil, d. O rei João VI abriu imediatamente o porto. Desde então, os produtos europeus, principalmente os britânicos, estão lotados de portos brasileiros. ... Mas a abertura do porto é apenas a primeira de muitas mudanças que ocorreram junto aos tribunais brasileiros.
Resposta: A chegada de D.Joao VI no Brasil teve significativas mudanças no Brasil o que possibilitou sua Independência e na criação de instituições importantes.
Explicação:
A vinda de D.João VI ao Brasil ocorreu no dia 29 de Novembro de 1807, sua chegada ocorreu no dia 22 de Janeiro do ano seguinte em Salvador, na Bahia. Não só veio ele mas também uma grande comitiva da nobreza de Portugal, algumas fontes falam de até 15 mil pessoas embora alguns historiadores dizerem que este numero seja exagerado, a causa da vinda de D. João VI foi por conta da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, que na época tinha resistido ao bloqueio continental imposto por Napoleão. Portugal tinha grandes laços com o Reino Unido o qual fazia comercio diretamente, inclusive quando o D. João VI veio ao Brasil ele foi escoltado pela marinha inglesa.
Com D. João VI no Brasil a capital do Império seria dirigida para o Rio de Janeiro, além disso o Rei do agora chamado Reino Unido de Brasil e Algarves tinha trazido coleções de obras de artes, livros, manuscritos e documentos, oque fez com que se criasse a Biblioteca Nacional, além disso o D. João VI abriu os portos do Brasil para as nações amigas, agora o Brasil poderia exportar para paises amigos de Portugal, sendo assim a Inglaterra que era o principal comprador de Portugal, também houve a abertura da Imprensa Régia que deu origem a Gazeta do Rio de Janeiro, sem falar em outras aberturas como a Real Academia Militar, a Real Fábrica de Pólvora, o Banco do Brasil e a abertura da Escola de Cirurgia da Bahia.
Depois com o fim das Guerras Napoleonicas o Rei D. João VI fez contratos de comércio com a Inglaterra, que consequentemente aumentou seu interesse de compra pelos produtos brasileiros, e também como dito préviamente a vinda do D. João VI ao Brasil fez com que se acelerasse o processo de Idependencia do Brasil porque a elite agraria do pais começa a pensar na Idependenêia da colonia e também o filho de D. João VI, o D. Pedro do Brasil se aproxima dessa elite. Lembrando que D. João precisava formar o "Reino Unido de Portugal e Algarves" por conta de algumas autoridades da Europa não reconhecerem o dominio ultramarino do Reino de Portugal.