Respostas
Resposta:
Batalha de Stalingrado, de julho de 1942 a fevereiro de 1943
Considerado por muitos historiadores como o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado foi travada entre julho de 1942 e fevereiro de 1943. O exército alemão sofreu muitas perdas, após as quais iniciou sua retirada total e a guerra virou a favor dos Aliados. . Os russos consideram essa batalha a maior da Segunda Guerra Mundial, e também é conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia. A batalha foi devastadora, com quase dois milhões de baixas entre militares e civis, uma das maiores perdas na história militar.
O 6º Exército Alemão não foi obrigado a lutar na batalha. Os grupos de exércitos A e B já estavam a caminho do Cáucaso, no sudoeste da Rússia, para garantir os campos de petróleo quando Hitler ordenou o ataque à cidade. Embora geralmente não seja prudente deixar uma grande cidade invicta durante um avanço, alguns historiadores acreditam que foi principalmente o ódio pessoal de Hitler ao líder russo Stalin (cujo nome fazia parte da identidade da cidade) que levou ao ataque. Por simples razões de moral, o exército russo não podia se dar ao luxo de perder a cidade.
Batalha da Normandia, junho a agosto de 1944
A Batalha da Normandia foi codinome Operação Overlord. Com a Operação Sobrecarga, os Aliados lançaram a maior invasão anfíbia da Normandia para libertar a Europa Ocidental ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Comumente conhecido como Dia D, a operação foi lançada em 6 de junho de 1944 com os desembarques na Normandia. Cerca de 160.000 soldados atravessaram o Canal da Mancha no mesmo dia e mais de dois milhões de soldados aliados chegaram à França no final de agosto. Tecnologia especial foi desenvolvida para lidar com as condições das praias da Normandia, incluindo portos artificiais conhecidos como “Mulberry harbors” e uma série de tanques especializados chamados Hobart's Funnies.
Os Aliados realizaram um plano de fraude militar chamado Operation Bodyguard, no qual a desinformação eletrônica e visual enganou os alemães sobre a data e a localização dos principais desembarques. Os Aliados não atingiram seus objetivos no primeiro dia, mas ganharam um impulso substancial e capturaram o porto de Cherbourg em 26 de junho e a cidade de Caen em 21 de julho. A Operação Dragoon foi lançada para invadir o sul da França seguida da libertação de Paris em 25 de agosto. Em 30 de agosto de 1944, as forças alemãs recuaram através do Sena, o que marcou o fim da Operação Overlord.
Batalha de Midway, junho de 1942
Os japoneses planejaram eliminar a posição dos Estados Unidos como uma potência estratégica no Pacífico, lançando a Batalha de Midway. No início da batalha, os americanos estavam em desvantagem de 2 para 1. Entre 4 e 7 de junho de 1942, a Batalha de Midway começou com o lado norte-americano comandado pelos almirantes Chester Nimitz, Frank Jack Fletcher e Raymond A. Spruance. Marinha Imperial Japonesa sob os Almirantes Isoroku Yamamoto, Chuichi Nagumo e Nobutake Kondo. Em grande parte devido à evolução do codebreaking, os EUA foram capazes de prever a data e a localização do ataque, dando-lhes a vantagem.
O plano japonês também foi um fracasso devido a suas suposições incorretas sobre a mentalidade americana. Todos os quatro grandes porta-aviões japoneses que faziam parte da força que atacou Pearl Harbor foram afundados, enquanto os EUA só perderam a transportadora Yorktown e um destróier. Seis meses após o ataque a Pearl Harbor, os americanos conseguiram uma vitória decisiva sobre os japoneses e ganharam uma posição ofensiva para os Aliados. O historiador militar John Keegan chamou a Batalha de Midway de um dos momentos mais impressionantes e decisivos da história da guerra naval.
Essas foram as 3 maiores batalhas da 2 guerra mundial. Site: historiaantiga
Bons estudos e tenha um excelente dia <33