02) Aproveitando-se do interesse recíproco, o rei e a burguesia firmaram um acordo com o objetivo de enfraquecer o poder da nobreza. Com base nessa aliança, a burguesia financiaria os exércitos para o rei. Em troca, receberia um sistema único de pesos e medidas e uma moeda própria seria instituída, assim como proteção, favores e leis, que facilitariam a atividade comercial. Surgia, a Monarquia Nacional, com o rei acima da nobreza e da burguesia. Com centralização do poder político, o rei ganhou prestigio e, com o tempo, passou a ser considerado o representante de Deus na Terra. Iniciava-se, assim, o processo que levou ao:
a) Absolutismo Monárquico.
b) Ditadura Militar.
c) Sistema Parlamentar.
d) Surgimento dos Faraós.
Respostas
Resposta:
a) Absolutismo Monárquico.
Explicação:
O Absolutismo Monárquico foi um regime político adotado em vários países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Esse regime centralizava todo o poder no rei, no monarca, de forma que esse monarca seria a imagem de maior poder no clero e na nobreza, assim como controlaria a economia de acordo com a burguesia. Ele seria incontestável e absoluto, por isso o termo "absolutismo".
No Sistema Parlamentar, o poder é principalmente do Parlamento, um conjunto de políticos que toma as decisões. Na Ditadura Militar, não há um rei. E o Surgimento dos Faraós remonta a muitos séculos antes, antes de Cristo, e não é relacionado com manobras políticas nem acordos entre rei e burguesia. Por isso, a resposta é a alternativa a).
Espero ter ajudado!