01 – Durante os processos revolucionários na América espanhola percebemos que os criollos estavam a frente de quase todos os movimentos independentistas, com exceção no Haiti ou antiga colônia de São Domingos, onde os negros escravizados liderados por Toussaint Louverture realizaram o processo de independência contra os franceses e espanhóis. Quem eram os criollos? *
1 ponto
a) Descendentes de portugueses nascidos na América que ocuparam a região do Lago Texcoco e possuíam na sua trajetória várias conquistas políticas em relação à autonomia e a convivência coletiva.
b) Descendentes de espanhóis nascidos na América, sendo a maioria pertencente à uma elite local que, apesar da camada social que ocupavam, eram impedidos de ascender socialmente.
c) Descendentes de italianos nascidos na América, sendo a minoria filhos de imigrantes que ocuparam grande parte do território americano, como por exemplo no Brasil na região do Vale do Paraíba.
d) Descendentes de alemães nascidos na América que ocupavam cargos na coroa espanhola e por isso conseguiram conquistar a independência pelo apoio popular que obtiveram.
SHUASSHUA:
ME AJUDEMMMMM
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
A resposta correta é letra “B”.
Explicação:
A maioria dos brancos pertencia à elite criolla, ou seja, era composta de descendentes de espanhóis nascidos na América. E, embora fossem maioria da elite, os criollos eram impedidos de ascender socialmente.
respondido por:
24
Resposta:
1 B) Descendentes de espanhóis nascidos na América, sendo a maioria pertencente à uma elite local que, apesar da camada social que ocupavam, eram impedidos de ascender socialmente.
2 D) Simón Bolívar: Outro nome importante dos processos de independência, Bolívar também travava uma guerra contra as forças leais à Espanha. Seu projeto consistia na formação de uma confederação republicana, uma associação de Estados independentes porém, unidos
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás