9\10
"A chamada Era Vargas foi o longo período em que o chefe da Revolução de 1930, o gaúcho Getúlio Vargas, manteve-se no poder. Getúlio governou por 15 anos ininterruptos em diferentes situações: como chefe do Governo Provisório (1930 a 1934), como presidente eleito pela Assembleia Constituinte (de 1934 a 1937) e como ditador (1937 a 1945). Mas suas linhas básicas de atuação pouco mudaram nesse período: centralismo político-administrativo, industrialismo, nacionalismo."
TEIXEIRA, Francisco M. P. Brasil, História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2000. p. 260. Adaptado.
Sobre a Era Vargas, é correto afirmar que:
a
a Revolução de 1930 garantiu que os Estados mantivessem suas autonomias e, com isso, o poder político se tornou descentralizado no Brasil.
b
a Assembleia Constituinte ignorou o desenvolvimento da indústria e a participação dos operários na vida do país, dando atenção só para o setor agrário.
c
o Golpe do Estado Novo de 1937, realizado por Getúlio Vargas, instituiu no Brasil um governo autoritário e centralizador com o poder nas mãos do presidente.
d
a Rebelião Constitucionalista, ocorrida em São Paulo no ano de 1932, apoiou e garantiu a posse e a permanência de Getúlio Vargas na presidência do Brasil.
e
o Governo Constitucional, do período de 1934 a 1945, foi chamado de populista por ser um regime democrático com eleições diretas para todos os cargos do executivo.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra C
Explicação:
a letra A fala de autonomia de estados, q foi o contrário q ele fez
a letra B fala q não teve indústria, sendo q vargas fundou a base da indústria brasileira
a letra D diz q a rebelião apoiou, só que na verdade ela foi contra
a letra E fala de eleições diretas, o que não aconteceu naquele periodo
respondido por:
0
Resposta:
Letra C: o Golpe do Estado Novo de 1937, realizado por Getúlio Vargas, instituiu no Brasil um governo autoritário e centralizador com o poder nas mãos do presidente.
Espero ter ajudado.
Bons estudos ;)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás