Texto 2
Um dos mais importantes romances da literatura nacional em quadrinhos Vidas secas: graphic novel une o traço do premiado quadrinista Eloar Guazzelli ao texto clássico de Graciliano Ramos. Com roteiro de Arnaldo Branco ― responsável pela adaptação em HQ de outros clássicos da literatura brasileira, como Véu de noiva e O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues ―, a história da jornada da família de retirantes sertanejos em busca de água, comida e melhores condições de vida ganha ritmo. Respeitando o texto original, esta graphic novel transforma e dá nova dimensão ao romance, consolidando-o como a história de um Brasil, infelizmente, mais que atual.
1. No texto 2, há um breve resumo do romance Vidas Secas em *
1 ponto
A) ...a história da jornada da família de retirantes sertanejos em busca de água, comida e melhores condições de vida ganha ritmo.
B) ...esta graphic novel transforma e dá nova dimensão ao romance, consolidando-o como a história de um Brasil, infelizmente, mais que atual.
C) Um dos mais importantes romances da literatura nacional em quadrinhos Vidas secas: graphic novel une o traço do premiado quadrinista Eloar Guazzelli...
D) Com roteiro de Arnaldo Branco ― responsável pela adaptação em HQ de outros clássicos da literatura brasileira, como Véu de noiva e O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigue
2. No texto 1, no segundo quadrinho, o trecho “E a viagem prosseguiu, mais lenta, mais arrastada, num silêncio grande. Ainda na véspera eram seis viventes, contando com o papagaio.” indica que *
1 ponto
A) seis viventes continuavam viajando.
B) cinco viventes prosseguiam na viagem.
C) seis pessoas e um papagaio viajavam.
D) seis pessoas, um papagaio e um cachorro viajavam.
Respostas
Resposta:
1) A
2)B
BÔNUS
MATEMÁTICA AULA 72 1C 2D
PORTUGUÊS AULA AP3 1 A 2B
EDUCAÇÃO FÍSICA 30 1C 2A
ENSINO RELIGIOSO 15 1B 2A
CIÊNCIAS AULA 44 1D 2B
Vidas Secas é uma obra de Graciliano Ramos que representa o cenário nordestino como principal. Assim, tem-se: 1-A, 2-B.
Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, representa o período literário brasileiro chamado "Regionalismo".
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil e ressaltando as manifestações típicas brasileiras.
Link: brainly.com.br/tarefa/23116653